Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, abreviadamente designada FCSH, é uma Unidade Orgânica de Ensino da Universidade Lúrio, vocacionada a formação superior e goza de autoridade científica, pedagógica, cultural e de gestão administrativa e financeira, nos termos da legislação aplicável em geral, dos estatutos e da regularização interna da Universidade Lúrio.
Localizada na Ilha de Moçambique, a FCSH reveste-se de grande importância para a UniLúrio, pelo facto de permitir, por um lado a expansão das suas áreas de actuação (Ciências Naturais e Exactas) e, por outro, a descoberta da natureza histórica e cultural da “Fortaleza São Sebastião” com a área científica que se pretende enveredar.
A FCSH começou como suas atividades ministrando dois (2) Cursos, nomeadamente, (i) Turismo e Hotelaria e (ii) Desenvolvimento e Relações Internacionais, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa e, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, ambas da República Portuguesa.
Ao instalar a FCSH na Ilha de Moçambique, a UniLúrio Funcionalidade de sua missão educadora e promotora do desenvolvimento das comunidades de Moçambique na ciência, sem rigor e sem compromisso na ciência, através do aproveitamento e sustentável dos recursos locais. Desde a sua instalação na Ilha de Moçambique, a FCSH já formou mais de 64 profissionais dos cursos iniciais.
VISÃO
Ser uma instituição de ensino superior comprometida e rigorosa, fazendo diferença nas ciências sociais e humanas, com reconhecimento nacional, regional e internacional, a partir da investigação e inovação como base do ensino e extensão.
MISSÃO
Formar, com competências técnica e humanas, profissionais de graduação e pós-graduação, que desenvolvem pesquisas nas áreas de Ciências Sociais e Humanas do interesse da comunidade, e contribuem no desenvolvimento local e regional.
PRINCÍPIO E VALORES
• Rigor e transparência; • Excelência acadêmica; • Respeito e inclusão; • Compromisso; • Autonomia e responsabilidade • Democracia e direitos Humanos; • Liberdade intelectual; • Equidade; • Responsabilidade social; • Inovação; • Sustentabilidade e consciência ambiental; • Ética e deontologia profissional.
Diretor da Faculdade
Prof. Doutor. Wilson Profírio Nicaquela
PERFIL
Wilson Profírio Nicaquela , nasceu a 5 de Janeiro de 1982, no Posto Administrativo de Itoculo, Distrito de Monapo, Província de Nampula. Porfírio, nome de sua preferência, docente universitário, funcionário efetivo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Lúrio, onde exerce funções de Diretor da Faculdade, desde 29 de agosto de 2019. Anteriormente, teve passagem pelo Gabinete de Apoio ao Estudante da FCSH, para além de ter sido colaborador em tempo parcial da Faculdade de Ciências de Saúde nos cursos de licenciatura em Psicologia Clínica e de Administração e Gestão Saúde, leccionando como cadeiras de Bioética e Deontologia Profissional e de Organização, Sistema e Método . Ingressou no mercado de trabalho como professor na Escola Primária de Nchechema, distrito de Muecate, província de Nampula, no ano de 2005. Ainda em Muecate, na Escola Primária (EPC) de Muecate-Sede de 2005-2007, que se transferiu para o distrito de Monapo, tendo sido completada na EPC de Napacala. Em 2012, teve uma passagem pelo Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Monapo como responsável pelo setor de formação contínua de professores. No mesmo ano, passou a exercer a função de Assistente do Administrador do Distrito de Monapo até, Março de 2015. Trabalhou na Dicção Provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico, na Repartição de Comunicação e Imagem e no Departamento de Ensino Superior. No âmbito acadêmico, é Bacharel e pela Licenciatura em Psicologia Escolar, então Universidade Pedagógica de Moçambique em 2011, concluiu o Mestrado em Educação em Ciências de Saúde, pela Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio (2017), com diploma de mérito. Porfírio é Doutorado em Ciências da Educação, na Especialidade de Inovação Educativa pela Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique (FEC-UCM-2021). Tem um livro publicado Novas Edições Académicas (adaptação de sua dissertação) para além de mais de 10 artigos científicos em revistas nacionais, atos de nacionais e internacionais ou capítulos de livros de especialidade e transversais.
O professor Wilson é consultor independente e tem coordenado pesquisas sociais, avaliação curricular na área de educação e audiência de programas radiofônicos. É membro fundador de três organizações de pesquisa, a saber: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar, na Universidade Rovuma (GEPECE); Associação Moçambicana de Estudos Aplicados (AMEA) e; Associação de Educação para o Desenvolvimento de Moçambique (AEDEM).
Ao tornar a FCSH elegeu uma instituição de ensino muito superior acessível, e com grande poder de escolha das plataformas digitais, igualmente e rigorosamente, fazendo a diferença nas ciências sociais e humanas, com nacional, regional e internacional, reconhecimento se a investigação e inovação no ensino e extensão universitária.