FE e FCN abrem o ano através do debate sobre o mar
A Faculdade de Engenharia (FE) e a Faculdade de Ciências Naturais (FCN), da Universidade Lúrio (UniLúrio), no pólo de Pemba, abriram o ano académico, no passado dia 9 de Fevereiro, através de uma aula de sapiência sob o tema “Importância Estratégica e Direito do Mar”, proferida pelo Embaixador do Brasil, Rodrigo Baena Soares.
Na ocasião, o Magnifico Reitor, Francisco Noa, lembrando a importância da aula para a universidade, agradeceu ao embaixador, destacando o papel relevante da cooperação existente entre a UniLúrio e a Embaixada do Brasil.
Segundo Rodrigo Soares, Embaixador do Brasil, a espécie humana depende grandemente dos recursos marinhos, sendo o mar um elo de ligação entre os povos, e meio que facilita a integração cultural. Por esta razão, é preciso que o debate sobre o mar seja um tema de extrema relevância para a sociedade moçambicana.
Para Rodrigo Soares, Moçambique deu um passo significativo ao aprovar a lei do mar, pois, irá permitir a criação de bases para o desenvolvimento sócio-económico. Porém, adverte a necessidade de conhecimentos aprofundados e bases legais sobre o direito de exploração dos recursos marinhos de forma racional e sustentável.
Dando um olhar sobre a aula do Embaixador, Francisco Noa realça o facto do povo moçambicano depender do mar, cujos recursos são promissores da projecção do país além-fronteiras.