FCS debate corrupção em África na Pré-jornada Científica Estudantil
O Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), da Universidade Lúrio (UniLúrio) realizou esta quarta-feira, 24 de Maio, a Pré-Jornada Científica Estudantil, com objectivos de desenvolver a componente investigativa nos estudantes mediante acções ou intervenções fundamentadas na ciência e contribuir na implementação dos objectivos de desenvolvimento sustentável.
Vários pontos foram abordados no encontro, a destacar o workshop interactivo, no qual realizaram-se debates sobre aprendizagem do método depurador de Hemodiálise e houve apresentações práticas de estudantes sobre intervenções de Enfermagem no doente crítico.
Pode-se dizer que o ponto mais alto da jornada foi a palestra, contextualizada no dia da África, orientada pelo Prof. Doutor José Miguel, que levantou o debate sobre “Como vencer a luta contra a corrupção, uma via sustentável para o Desenvolvimento de África”.
Na sua abordagem, José Miguel diz que as causas da corrupção podem ser vistas em duas perspectivas: a primeira tem a ver com causas internas, ligadas a falta de consciência de valores sociais, carência de educação, paradigmas negativos; e a segunda virada aos factores externos fundamentados na impunidade, salários baixos e concentração de poderes.