“A educação tem de ser uma plataforma que prepare lideranças transformativas”
O Jornal O País celebrou nesta quinta-feira, 31 de Maio, 13 anos de sua existência. O tema proposto para celebrar a data foi “De que Educação precisamos para desenvolver Moçambique”, desenvolvido pelo Magnífico Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio), Prof. Doutor Francisco Noa, que defende a importância da educação na construção de uma sociedade.
O Magnífico Reitor frisa a importância da educação para o desenvolvimento do cidadão e do país, e acredita que “Temos que fazer essa conexão e assumirmos que não há de haver desenvolvimento se não tivermos uma boa educação”.
Francisco Noa diz que é fundamental traçar planos claros e a longo prazo, para que no final, os resultados sejam plausíveis, e que a educação seja um compromisso assumido por toda a sociedade.
Olhando para a importância dos professores na construção de uma nação, O Magnífico Reitor disse que era necessário “valorizar a classe dos professores, não apenas financeiramente”, pois segundo ele, a educação tem de ser uma plataforma que prepare lideranças transformativas e deve ter equilíbrios entre a tradição e a modernidade, entre o local e o global.
Falando do equilíbrio do género, tema do qual a UniLúrio nunca perde de vista, Francisco Noa diz ser fundamental incluir as mulheres no processo de desenvolvimento, pois dela também depende o sucesso da educação.