UNILÚRIO NO 3º CURSO DE VIGILÂNCIA DA GRAVIDEZ
Abriu na segunda-feira, 9 de Julho, no Campus Universitário de Marrere da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Nampula, o terceiro curso de vigilância da gravidez, assistência ao parto e dos cuidados de saúde oral, destinado à estudantes do quarto ano de Enfermagem e Medicina Dentária desta instituição de ensino superior.
Sob coordenação de profissionais de obstetrícia e estomatologia, afectos à Health4Moz, uma organização não-governamental portuguesa, o curso em referência ocorre no âmbito da parceria com a UniLúrio, como explicou momentos após a abertura do referido curso, Carla Rego, Presidente da Health4Moz.
Na ocasião, Amélia Mandane, Directora-Adjunta de Investigação, Extensão e Pós-graduação da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), disse tratar-se de uma ocasião em que os estudantes irão adquirir e cimentar conhecimentos, alguns dos quais obtidos ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
O terceiro curso de vigilância da gravidez e assistência ao parto tem a duração de cinco dias e espera envolver profissionais ligados ao sector da saúde a nível da província de Nampula.
Refira-se que a nível do país, vários são os casos de mulheres que perdem a vida antes e depois do parto devido a complicações durante a gravidez, como consequência da falta de assistência médica e de longas distâncias que as parturientes têm percorrido até às unidades sanitárias.
Aliado a este fenómeno, está o problema de exiguidade do pessoal, com destaque para enfermeiras do Serviço de Saúde Materno-Infantil (SMI), situação que está a contribuir para a redução do número de partos institucionais.