200 ANOS DA ILHA DE MOÇAMBIQUE
A Ilha de Moçambique completa este ano dois séculos desde que foi elevada à categoria de cidade. Os habitantes aproveitam as comemorações para falar sobre o futuro da Ilha.
Situada na província de Nampula, a primeira capital moçambicana foi elevada à categoria de cidade há 200 anos. Declarada Património da Humanidade em 1991 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Ilha de Moçambique é um dos principais destinos turísticos da região austral de África, devido à sua riqueza arquitectónica e cultural.
A Universidade Lúrio (UniLúrio), através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), tem desenvolvido acções para uma melhor preservação daquela cidade insular, através da difusão de conhecimento sobre a importância de uma gestão racional daquela urbe, assim como o valor turístico que a mesma representa.
No âmbito dos preparativos das comemorações dos 200 anos de elevação da Ilha de Moçambique, estão programados vários eventos com destaque para os de natureza artístico-cultural.
Calcula-se que mais de 200 mil pessoas, incluindo turistas nacionais e estrangeiros, tomarão parte das cerimónias da celebração dos 200 anos da proclamação do estatuto de cidade da Ilha de Moçambique.
(Notícia em actualização)