“Estudantes da FCS reforçam nossas actividades” - Anett Belo, Directora do Centro de Saúde Universitário
"Antes, os estudantes da Faculdade procuravam-me para obter algum tratamento médico, já que a minha casa fica perto do Campus universitário" – começou por dizer em tom descontraído, na manhã da última segunda-feira do mês de Julho, a Directora do Centro de Saúde Universitário localizado no Campus Universitário de Marrere da Universidade Lúrio, Anett Belo.
Ocupada com as actividades do Centro, a nossa entrevistada, foi sintética em afirmar que, “Este Centro fez parte de um sonho meu, que acabou tornando-se realidade.”
Inaugurado em 15 de Julho de 2014, com serviços de consulta externa para estudantes e funcionários do Campus Universitário de Marrere, a instituição viu-se obrigada a alargar os seus serviços de saúde, tendo no ano seguinte iniciado com um programa multidisciplinar ligado aos mais novos, tendo como destinatários, crianças do Centro Infantil Marrere Sonho Azul.
“Este programa consistiu no rastreio e seguimento de diversas áreas clínicas como medicina, medicina dentária, optometria e nutrição" – explicou a responsável, tendo acrescentado que "nesse mesmo ano, fizemos também uma parceria com o Hospital Geral de Marrere e os nossos pacientes passaram a fazer análises laboratoriais neste hospital".
"Daí em diante, não paramos" - considerou a fonte, que estendeu o seu discurso, ao sublinhar que ao longo do tempo, o Centro de Saúde Universitário passou a receber medicamentos essenciais provenientes do Depósito Provincial de Medicamentos de Nampula, e a realizar testes de HIV/SIDA, Malária e Sífilis, para além de realizar consultas de Psicologia Clínica, gestão informatizada dos serviços de saúde, entre outras acções.
A nossa interlocutora acredita que os resultados, que hoje merecem ser subscritos nestas linhas, não são apenas de um esforço unilateral, isto porque, instituições não-governamentais nacionais e estrangeiras, a UniLúrio e pessoas singulares abraçaram a causa e hoje é possível testemunhar actividades desta pequena mas, grande unidade sanitária.
"Temos um elenco menor de efectivo. Os estudantes estagiários da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) são outros elementos que reforçam as nossas actividades. Estamos gratos pela colaboração, e nos sentimos contribuintes do bem-estar e da saúde da nossa população; razão pela qual, continuaremos a prosseguir com esta missão." – Declarou a fonte.
Refira-se que o Centro de Saúde Universitário, para além de prestar serviços de saúde aos estudantes e funcionários de Marrere, também, envolve os residentes dos bairros de Mutauanha e Marrere, na Cidade de Nampula.