Estudantes da FCS desafiados a serem proactivos e exemplares
A Direcção Pedagógica da Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio chamou esta quinta-feira, 16 de Agosto, a todos estudantes desta instituição, para dar a conhecer a actividades académicas que dentro de dias a instituição será alvo, e para apreciar o estágio das actividades do programa "Um estudante, Uma Família", inserido na Saúde da Comunidade.
Durante o encontro, verificou-se que a ineficiente comunicação tem afectado as relações entre estudantes e líderes comunitários dos bairros que acolhem a iniciativa, razão pela qual, os estudantes queixam-se do abandono das famílias a que eles são sujeitos, por alegada falta de apoio material e/ou financeiro: "As comunidades nos abandonam quando vamos as suas casas, porque acham que nós vamos dar um bem, bem esse que não temos, aliás, estamos a procura dele" – disse um dos estudantes.
Para os líderes comunitários que admitiram haver famílias que não cooperam para o sucesso do "Um estudante, Uma Família", entendem que, em parte, o problema tem a ver com estudantes que têm um défice de humildade no campo: "Alguns estudantes nem sabem saudar os donos de casa". – Frisou um dos líderes.
Neste contexto, o director adjunto pedagógico da FCS, Alarquia Saíde, pediu aos estudantes a serem indivíduos proactivos e exemplares, de modo a levar avante a missão da instituição: educar e formar profissionais de saúde competentes e comprometidos com o desenvolvimento, a ciência e bem-estar das comunidades.
Alarquia Saíde, prosseguiu dizendo: "Se vocês desprezarem os líderes comunitários e as comunidades estarão longe de alcançar um dos maiores objectivos da nossa instituição e daquilo que vieram fazer na UniLúrio, a vossa formação. "
No “cair do pano” do encontro, ficou o compromisso de criação de um clima que permita o sucesso do Programa em referência.