Estudantes da FCHS - Unilúrio Limpam Praias da Ilha de Moçambique
As praias da Ilha de Moçambique já começaram a ganhar uma nova face, tudo graças a uma campanha de limpeza levada a cabo por estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Unilúrio, que teve início neste Sábado (01 de Setembro corrente), na praia dos pescadores.
De acordo com Hélder Combo (estudante da FCSH), que falava em representação dos estudantes, trata-se de um projecto do Núcleo de Estudantes da FCSH, denominado epharaya yowara, que em português significa praias brilhantes. O projecto “está na sua primeira fase de implementação que vai de Setembro a Novembro de 2018 e tem por objectivo dar um novo visual a todas as praias da Ilha de Moçambique”.
Para Ganito Bantaleão, presidente do Núcleo de Estudantes da FCSH, a implementação do projecto epharaya yowara é um contributo dos estudantes para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da Ilha de Moçambique, visto que um dos desafios do milênio consiste na conservação do meio ambiente e na protecção do ecossistema.
Questionado sobre possíveis apoios ao projecto, Ganito respondeu nos seguintes termos: “reconhecemos que é um projecto bastante ambicioso, mas o que nos falta é apoio. Precisamos de apoio logístico, principalmente em materiais de limpeza”.
Note-se que esta iniciativa surge num momento em que se preparam as festividades dos 200 anos da elevação da Ilha de Moçambique à categoria de cidade, que se comemora a 17 de Setembro de 2018, altura em que se esperam receber na Ilha Muitos visitantes provenientes dos mais distintos pontos do país e do mundo, incluindo a vinda de Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique a quem os estudantes da FCSH querem mostrar uma Ilha com praias mais limpas a pensar no bem-estar de todos.