Celebração Oficial da passagem dos 10 anos da criação da FCN e FE
Celebrou-se no passado dia 31 de agosto a cerimónia oficial da passagem dos 10 anos da criação das Faculdades de Ciências Naturais e das Engenharias, Pólo de Pemba. Estiveram presentes no acto, funcionários e estudantes da instituição, e vários convidados do governo, a destacar, o Presidente do Conselho Municipal e o Director do Ministério de Ciências e Tecnologias, Ensino e Técnico Profissional, para além de parceiros da universidade, entre outros convidados.
A cerimónia foi presidida pela Vice-Reitora para a Área Académica, Prof. Doutora Sónia Maciel, e foi marcada por actividades culturais, visita as instalações da Universidade Lúrio (UniLúrio), exposições fotográficas e projeção do vídeo com os respectivos testemunhos.
Na sua intervenção, a Vice-Reitora começou por apresentar o historial da UniLúrio, Pólo de Pemba, a começar pelas primeiras instalações e a evolução delas, os funcionários pioneiros e os estudantes, até ao momento actual. Dando continuidade, a Vice-Reitora sublinhou a contribuição da UniLúrio na melhoria da investigação científica e da inovação em Moçambique, actividades que trazem mudanças significativas para a sociedade, como é o caso da conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, e aumento da produção e da produtividade agroindustrial. Em seguida, a Vice-Reitora fez menção das diversas realizações, com maior enfoque na assinatura de memorandos com diferentes Instituições Nacionais e Internacionais, Públicas e Privadas como é o exemplo da Anadarko, ENI, Embaixada da França, Oikos, e Noruegua, esta última que está ajudando a UniLúrio na organização da Conferência Internacional de Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável.
Por seu turno, em representação do Governador, o Secretario Permanente felicitou a UniLúrio, Pólo de Pemba, pela passagem dos 10 anos da criação das duas faculdades, e agradeceu o contributo que ela oferece ao país, em especial à província de Cabo Delgado, recordando que a prioridade do plano quinquenal do Governo tem como objectivo estratégico a aquisição das competências ao nível do conhecimento, habilidades, gestão e atitude para responder às necessidades do desenvolvimento humano. O Secretário terminou louvando o crescimento da UniLúrio, Pólo de Pemba e o empenho da equipe presente.
A cerimónia terminou com a realização da feira gastronómica e a doação de sangue na Praia do Wimbe.