FCS divulga cursos em Melema
A 15 de Setembro de 2018, estudantes do curso de Optometria e docentes representados pelo Mestre Artur dos Santos, afecto ao Departamento de Nutrição, deslocou-se a Escola Secundária Eduardo Nihia, situada na sede do distrito de Malema, província de Nampula.
O propósito da deslocação, fazer conhecer a comunidade estudantil local sobre os cursos ministrados pela FCS e por sua vez, fazer o rastreio ocular dos mesmos.
Depois de uma viagem feita num percurso de cerca de 3 horas, a caravana foi recebida pelo director da escola, Julião… que mostrou satisfeito pela presença na sua escola do programa "UniLúrio nas Escolas - 2018", tendo dirigido a equipa, para o Centro Internato, onde estavam concentrados os alunos que frequentam a 12ª classe na secção de ciências com Biologia.
Perante os alunos, o Mestre Artur dos Santos, fez saber aos presentes que, estudar na FCS, significa, fazer parte de uma comunidade académica que carrega consigo a tarefa de tornar o sofrimento do povo moçambicano em momentâneo e ameno.
"Formamos estudantes competentes e comprometidos com o desenvolvimento e a promoção do bem-estar das comunidades onde quer que eles estejam. Temos cursos, que visam responder as viáveis práticas de saúde do nosso país". – Referiu, dando alusão aos cursos de Nutrição, Optometria, Medicina geral e Dentaria, Farmácia, Enfermagem, Administração e Gestão Hospitalar e Psicologia Clínica.
CURSOS DE NUTRIÇÃO E MEDICINA GERAL "NA MIRA" DOS ALUNOS DE MALEMA
Por sua vez, os cursos de Nutrição e Medicina geral, leccionados na FCS, mereceram a atenção dos alunos presentes no encontro mantido com a equipa do "UniLúrio nas Escolas - 2018" na Secundária Eduardo Nihia.
Questões relacionadas com as saídas profissionais, anos de frequência, material didáctico e estágios, foram frequentes na interacção com os alunos.
"Achamos Nutrição e Medicina geral, como sendo cursos interessantíssimos. O tempo de frequência para Medicina geral (6 anos) cremos ser longo, mas, acreditamos que com as suas saídas profissionais, vale a pena seguir." – Disseram a margem do encontro.
No presente ano lectivo escolar, estão matriculados na 12ª classe um total de 1402 alunos de ambos sexos que frequentam em dois regimes, diurno e nocturno.
"GOSTÁVAMOS QUE A UNILÚRIO PUDESSE CONCEDER BOLSAS DE ESTUDOS AS MENINAS DE MALEMA"
Outra personalidade não menos importante e que esteve no encontro de Malema, foi a responsável do género, no Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Malema, Fátima Ali.
A responsável que em representação do seu sector de trabalho avaliou de positiva a iniciativa "UniLúrio nas Escolas - 2018", disse acreditar que com a divulgação do mesmo nas escolas, abre a consciência dos estudantes para seguir com os seus sonhos.
Fátima Ali, acusou a escassez de recursos digitais no seu distrito e dificuldades financeiras para continuação dos estudos por parte dos adolescentes e jovens com destaque no sexo feminino, o que culmina com abandono escolar e fraca adesão ao ensino superior, dai que, "gostávamos que a UniLúrio pudesse conceder bolsas de estudos as meninas de Malema."
Este pedido, foi recebido pelo chefe da equipa destacada a Malema, Artur dos Santos, que prometeu dar reposta em ocasiões oportunas.