Farmacêuticos alertados a sensibilizar a população no uso correcto de medicamentos
Foi este apelo direccionado aos farmacêuticos e estudantes de farmácia de diversas instituições de formação técnico e superior, baseadas em Nampula, que a Vice-Reitora para a área académica da Universidade Lúrio (UniLúrio), Prof. Doutora Sónia Maciel, proferiu esta sexta-feira, 21 de Setembro, na palestra alusiva ao Dia Internacional dos Farmacêuticos.
Para a Prof. Doutora Sónia Maciel, a população surge como elemento passivo no cumprimento rigoroso de regras na administração de fármacos. O deficiente aconselhamento dos profissionais da área, nada contribuirá no resguardo de vidas humanas.
Um outro elemento, definido pela Vice-Reitora, tem a ver com a actualização de medicamentos e das normas do seu uso, onde entende que para a maior parte das farmácias esta acção fica para o segundo plano.
"E este trabalho não pode ser anual ou semestral, pois a ciência, incluindo a farmacêutica não é fixa, mas sim, dinâmica." – Frisou.
Instituído pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, em 2010, numa conferência em Istambul, Turquia, a celebração da data, visa promover a profissão farmacêutica no mundo e proporcionar o encontro dos profissionais da área, assinalando ao mesmo tempo a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.
A palestra, organizada pelo Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), foi o culminar de diversos momentos festivos agendados para assinalar o dia do Farmacêutico, este ano celebrado sob lema: “Farmacêuticos focados no combate a resistência anti-microbiana”.