Optometristas celebram o dia mundial da saúde visual
Em cada quinta-feira, da segunda semana, do mês do Outubro, o mundo celebra o dia da Visão. A data pretende dar uma atenção especial ao problema da cegueira global, pois, a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo. É de referir que a maior percentagem da cegueira resulta de causas previsíveis ou tratáveis.
Numa recente entrevista concedida em exclusivo à Rádio Moçambique, Emissora Provincial de Nampula, a Optometrista da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da UniLúrio, Nelva Sixpene, deu a saber que, actualmente, milhares de concidadãos enfrentam sérios problemas ligados a visão: "Há muita gente envolvida em sinistros, onde o problema de visão é a razão principal" – exemplificou a entrevistada sem adiantar números.
A interlocutora referida no parágrafo anterior reconheceu haver escassez na difusão da informação acerca dos cuidados oculares. No seu entender, um desafio que deve ser encarado com alguma seriedade: "As pessoas precisam de saber que os problemas da visão podem ser ultrapassados. Há que divulgar mensagens que incentivem o combate deste mal, da mesma maneira que se divulga a prevenção do VIH/SIDA e outras doenças" – Concluiu.
As celebrações do Dia Mundial da Saúde Visual em Nampula foram marcadas por reflexões sobre “O Papel do Optometrista na Comunidade”, e coube ao optometrista brasileiro, Herberth Yanaga, falar desta área de saúde, no seu país.
Yanaga chamou a consciência dos estudantes de Optometria a levarem a sério a sua formação, olhando para as dificuldades que Moçambique enfrenta para formar um licenciado nessa área. Para ele, "A acessibilidade às escolas superiores na área de Optometria é escassa, tanto que, para ser optometrista no Brasil é um sonho que não é para qualquer um. Aqui na UniLúrio, verifiquei que até possuem equipamento de alta qualidade. Encorajo-vos a levar a sério a vossa formação.”
Sublinhe-se que, em Moçambique, a FCS da UniLúrio é a única instituição de ensino superior que forma profissionais da área de Optometria.