UniLúrio acolhe Conferência Internacional
A Universidade Lúrio (UniLúrio) busca, entre os dias 22 e 23 de Outubro, ideias com vista a adoptar medidas de mudança em aspectos ligados a Biodiversidade, Mudanças climáticas e Desenvolvimento Sustentável, durante a Conferencia Internacional que se realiza na Faculdade de Ciências Naturais (FCN), no pólo de Pemba, sob lema “Por um desenvolvimento sustentável com biodiversidade acautelando as alterações climáticas”.
Falando no evento, o Governador da Província de Cabo Delgado, Júlio José Parruque, fez menção do impacto negativo que os conflitos e guerras podem ter nas mudanças climáticas e congratulou a UniLúrio pela iniciativa que irá, certamente, abrir a mentalidade das populações para que se adoptem melhores atitudes que não ponham em causa o meio ambiente.
Segundo Parruque, é imperioso falar do tema que a UniLúrio propôs em forma de conferência porque “o impacto das mudanças climáticas tem influenciado na redução das espécies, vulnerabilidade dos solos e desastres naturais”. Tal pensamento fundamenta-se na necessidade de assegurar a gestão dos recursos naturais e do meio ambiente.
Ainda no seu discurso o governador desafiou a UniLúrio a continuar a usar a ciência para mudar mentalidades, de forma a encontrar soluções para as mudanças climáticas, criando bases para evitar a redução da biodiversidade na região e no mundo. Pois são iniciativas dessa natureza que vão permitir o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), rumo ao Desenvolvimento sustentável.
Para o Magnífico Reitor da UniLúrio, Francisco Noa, “não é possível falar do desenvolvimento sem falar da sustentabilidade”. Por isso, através da conferência que juntou académicos e pesquisadores (nacionais e internacionais), uma das metas que a universidade tem é de desenvolver linhas de pesquisa, através dos temas abordados no evento. Essas pesquisas, obviamente, vão ajudar a adoptar medidas enérgicas que influenciem positivamente a mentalidade das populações, rumo a uma sociedade ecologicamente responsável.
“Sentimos que tínhamos uma responsabilidade de reflectir sobre o meio ambiente, biodiversidade, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, porque trata-se de olhar para o futuro sustentável e porque não é possível falar do desenvolvimento sem falar da salvaguarda da terra e dos seres vivos”, disse o Reitor. Francisco Noa espera que a médio e longo prazo a conferência traga resultados no desenvolvimento da Província de Cabo-Delgado, em particular, e do país no geral.
A conferência que conta com a parceria da Embaixada da Noruega, tem por objectivos promover o intercâmbio académico nacional de informações científicas relevantes e reflexões sobre as tendências actuais do problema das Mudanças Climática: adaptação e mitigação dos efeitos extremos, nas áreas de Biodiversidade e Agricultura e criar um elo entre estudantes e docentes nacionais para discutir sobre os temas em alusão, com painéis compostos por oradores nacionais e internacionais.