Término do programa "UniLúrio nas Escolas-2018"
Como previsto, o programa de apresentação dos cursos e de rastreio visual e oral da Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade Lúrio, "UniLúrio nas Escolas", referente ao ano de 2018, terminou.
Tiveram o privilégio de fechar com chave de ouro a edição deste ano, os alunos da Escola Primária Completa de Ribaué-sede, localizada no Município de Ribaué, na província de Nampula. Num evento onde a educação e o rastreio oral teve expressão, uma vez que, a equipa da optometria encerrou as suas actividades a meio do programa, os petizes da EPC de Ribaué-sede aprenderam um pouco de tudo e comprometeram-se a continuar a cuidar dos seus dentes. No local, a música infantil abrilhantada pelos estudantes finalistas do curso de Medicina dentária, animou a ocasião.
De realçar que o programa "UniLúrio nas Escolas-2018" foi uma realização do Gabinete de Apoio ao Estudante, GAE, afecto à Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio.
"DEVE HAVER MULDISCIPLINARIDADE DOS CURSOS"
- Consideram estudantes da FCS envolvidos no Programa "UniLúrio nas Escolas-2018"
Terminado o Programa "UniLúrio nas Escolas-2018", chegou a hora de balanço.
Neste âmbito, convidados a fazer a apreciação do programa "UniLúrio nas escolas-2018", alguns estudantes enalteceram a implementação da iniciativa porque, apesar de várias adversidades, tornou-se numa realidade.
Os interlocutores consideraram que o "UniLúrio nas Escolas-2018" serviu para aprimorar a teoria que têm tido durante o processo de ensino e aprendizagem. Aliás, esse Programa é parte das aulas práticas que os estudantes concretizam, nas escolas, através dos rastreios.
Entretanto, os estudantes são da opinião que algo deve-se melhorar, nas próximas edições dessa iniciativa. Dentre os aspectos destacam-se a inclusão de mais cursos durante as caravanas; dar-se seguimento aos alunos rastreados e que apresentam problemas de saúde; e que o programa se estenda para outras regiões, sobretudo as mais recônditas.
Segundo estes, "Percebemos através da "UniLúrio nas escolas", edição 2018, que o Programa é já uma marca registada para a nossa faculdade, a qual é composta por vários cursos. Tendo em conta que este Programa acarreta, igualmente, avultado investimento financeiro e material, somos da opinião que se estabeleçam parcerias com instituições colectivas e/ou singulares, para fazer face a essa situação" – aconselharam.
Refira-se que, para este ano, perto de cinquenta estudantes dos cursos de Optometria e Medicina Dentária puderam rastrear mais de setecentos alunos das escolas secundárias e primárias, dos distritos de Mogovolas, Malema, Muecate, Nampula-Anchilo, Rapale, Meconta e Ribàué, na província de Nampula. Para além dos estudantes, o programa contou com a assistência técnica de docentes de diversos cursos lecionados pela FCS.