“Registamos uma maior demanda, por parte dos candidatos”
Um dia antes do término dos Exames de Admissão, que decorrem ao nível nacional, os candidatos, da Universidade Lúrio (UniLúrio), mostram-se confiantes e esperançosos quanto aos resultados, que posteriormente serão divulgados, pois acreditam que são eles que certamente vão definir o seu futuro.
Como se tem notado nos outros anos, e este não foi diferente, a UniLúrio registou uma maior demanda, apesar de apresentar uma oferta de vagas reduzidas. De um universo de 22 cursos oferecidos na UniLúrio, um total de 5638 candidatos inscritos concorrem a 950 vagas existentes na primeira Instituição de Ensino Superior, sedeada no norte do país.
Falando nesta quarta-feira, 9 de Janeiro, terceiro dia da realização dos Exames, Rafael Tarcísio, Coordenador dos Exames, explicou que “já estamos avançados, relativamente a conclusão dos Exames”, a se encerrarem amanha, dia 10.
Olhando para situações de fraude, Rafael Tarcísio informou que foram verificados cinco casos de fraudes, derivados do uso do telemóvel e máquina calculadora. Ciente das irregularidades cometidas pelos candidatos, o coordenador dos exames apelou para que no futuro, os candidatos fossem mais responsáveis, porque a realização dos exames significa, para além do sonho do candidato, um investimento de uma toda família que espera ver seu filho entrando em uma universidade.
“Informamos a todos candidatos para que não levassem consigo materiais proibidos na sala dos exames, por isso apelamos aos que ainda vão fazer exames para evitar situações do género” – explicou, deixando o apelo aos que amanha se vão fazer às salas dos Exames.
Para além dos casos das fraudes, outro ponto a destacar tem a ver com os atrasos, o que faz com que alguns candidatos percam os exames, por chegarem tardiamente, depois de abrirem-se os exames, o que não lhes permite a entrada nas salas.
Na voz de um dos mais de cinco mil candidatos, Admiro António Celestino, candidato ao Curso de Engenharia Geológica, disse reservar boas expectativas em relação aos exames, pois disso depende o seu futuro. Mas mais do que sonhar, guarda uma certa “certeza” em obter bons resultados, porque acredita ter se preparado o suficiente, para ser parte da instituição na qual deposita muita confiança, tendo em conta os vários bons profissionais que da UniLúrio saíram.
Por outro lado, para Abudo Momade Júnior, que ambiciona fazer o Curso de Nutrição, há um significado mais profundo em estar numa sala de Exame, pois representa uma primeira caminhada, rumo a um futuro, uma meta que se pretende alcançar.
Momade Júnior vai mais longe e não esconde o seu sonho em fazer parte da Universidade sedeada em Nampula, “porque acredito que me vai potencializar para melhor atingir minhas metas”.
Enquanto os Exames decorrem, a UniLúrio vai criando balizas para que 2019 seja um ano representando por ganhos significativos, alicerçados a um ensino de excelência, conjugado a uma elevada equipe de docente capacitados para fazer face às exigências [profissionais] do país.