Estudantes de medicina reflectem sobre traumatismo agudo pediátrico
Celebrou-se na quinta-feira, 28 de Março, o Dia dos Médicos Moçambicanos.
A nível da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), da Universidade Lúrio (UniLúrio), decorreu, nesta manhã, uma palestra subordinada ao tema “Traumatismo agudo pediátrico”, orientada pelo médico pediatra e Professor da Universidade Saskatchewan de Canadá, Ronald Siemens.
Participaram, do evento, estudantes do curso de medicina que, durante uma hora, aprenderam as formas de diagnóstico, tratamento, prevenção e sobretudo mecanismos de primeiros socorros em casos de trauma de menores.
"Se tiveres um menor como paciente, há vários cuidados acrescidos a ter em conta, por considerar que ele tem pouco tecido conjuntivo, pouca força e, pior ainda, quando este tiver lesões cerebrais. As crianças precisam dos seus parentes, daí, a necessidade de incluí-los (pais) em todo procedimento médico" – explicou o pediatra.
De Canadá à Nampula, Ronald Siemens encontra-se no solo pátrio, no âmbito do acompanhamento das actividades do Programa “Comunidade Alerta para um Hospital de Prontidão”, em implementação na FCS, pois a sua Universidade é parceira técnica.
Sobre o dia dos Médicos Moçambicanos, a celebração da data ocorre desde 1992.