FCA celebra o dia da Mulher Moçambicana
Em Moçambique, o dia 07 de Abril é considerado dia da mulher moçambicana, em reconhecimento dos feitos da heroína Josina Machel, primeira esposa do Presidente Samora Moisés Machel.
Josina Machel destacou-se pelo seu engajamento na luta de Libertação Nacional e foi uma das fundadoras do destacamento feminino, tendo falecido vítima de doença a 07 de Abril de 1971. Como forma de recordar a data, as mulheres, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), juntaram-se para comemorar o dia, com muita euforia, mas sempre na reflexão sobre os diversos aspectos que ainda continuam preocupando a sociedade, no que se refere a igualdade do género, por exemplo.
As celebrações tiveram início logo pela manhã do domingo, na praça dos heróis Moçambicanos, onde se fez a deposição de uma coroa de flores.
Discursando por ocasião do dia, o Director da FCA, Engenheiro Leonid Moisés, felicitou as mulheres da FCA, tendo reconhecido os seus feitos ao nível da faculdade que dirige, e uma inquestionável entrega no alcance das metas estabelecidas, numa altura em que um dos objectivos centrais da FCA é de projetar-se e angariar parcerias que possam dinamizar as actividades, criando bases para um ensino cada vez mais virado para a excelência – aliado a capacitação dos funcionários, com mais enfoque nos docentes.
A comemoração contou com a presença de estudantes, que conjuntamente deixaram-se envolver no calor do dia, enquanto reflectiam sobre o papel da mulher na sociedade, assim como sobre a importância da sua formação para o desenvolvimento do país.