Girl Move inaugura edifício ecológico na UniLúrio
Feito na base de tijolos produzidos pela comunidade local, o edifício inaugurado nesta terça-feira, 16 de Abril, pela organização Girl Move, em coordenação com a Universidade Lúrio (UniLúrio), vai servir de sede daquela organização que tem trabalhado com mulheres, em particular, ao nível da Província de Nampula.
Falando em nome da universidade, a Vice-Reitora Académica, Prof. Doutora Sónia Maciel, começou por valorizar o facto de a Girl Move ser uma parceira estratégica, devido ao seu envolvimento na promoção da rapariga, através da capacitação das jovens e mulheres, para serem agentes de mudança e desenvolvimento do país.
Sónia Maciel destacou dois níveis que marcam a Girl Move, começando pela formação e pelo apoio à escolarização de adolescentes em risco de abandono escolar, tendo como foco a transição do ensino primário ao secundário.
“O que une a UniLúrio e a Girl Move é o estabelecimento de uma parceria estratégica que potencie a inovação, a formação e a capacitação de jovens moçambicanas nas áreas de liderança, empreendedorismo e empreendedorismo social” – explica.
Um dos valores da inauguração da obra, segundo Maciel é o facto de ampliarem-se oportunidades para fortificar a equidade do género ao nível da universidade, até porque “queremos que esta parceria seja verdadeiramente de vantagens mútuas onde as sinergias se multiplicam”.
Por outro lado, o representante do Governo provincial, o Director Provincial da Juventude e Desportos, Cachimo Raul, informou que o governo está disponível em ser um parceiro estratégico para melhor realização das actividades daquela organização. E mais, Cachimo destacou a importância da Girl Move que tem tido um papel essencial na valorização da mulher no desenvolvimento do país, na redução dos casamentos prematuros e gravidez precoce.
Já, a Fundadora da Girl Move, Alexandra Machado, explica o estabelecimento da parceria com a UniLúrio como sendo forma de impulsionar melhorias ao nível da população local, permitindo mais envolvimento das mulheres ao nível das formações – caminho estratégico, não apenas para o seu empoderamento, como também na valorização do seu papel no desenvolvimento da sociedade, em diversas perspectivas.