FCA CELEBRA O DIA DO ZOOTECNISTA
A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) introduziu o curso de Engenharia Zootécnica no ano de 2017, com uma turma inicial de 20 estudantes, contando actualmente com cerca de 60 estudantes.
As comemorações do dia do zootecnista na FCA ficaram marcadas com a realização de várias actividades culturais, palestras e debates sobre temas ligados ao curso. No evento organizado pelos estudantes e docentes do curso em questão, Dr. Tomás Munhazane, Director dos Serviços Provinciais de Meteorologia de Niassa debruçou-se sobre “Efeitos das Mudanças climáticas no Mundo, África, Moçambique e Niassa, na disponibilidade de alimentos de origem animal”, tendo destacado, na ocasião, a mudança climática como resultado da devastação da natureza provocada pelo homem, devido a vários factores ligados ao desenvolvimento tecnológico que origina a poluição atmosférica.
Depois, foi a vez do estudante do terceiro ano de Zootecnia, Adérito Dair, debruçar-se sobre o Papel e desafios do zootecnista, considerando os problemas vivenciados actualmente, tendo sublinhado que cada um devia fazer a sua parte na preservação do ambiente que nos rodeia.
De seguida, as estudantes Kanzi Domingos e Célia Benja, ambas do primeiro ano, enalteceram o papel do zootecnista na Sociedade. E para fechar o ciclo de apresentações, Justino Simbo, Chefe dos Serviços Provinciais de Pecuária do Niassa, em forma de uma aula, deixou algumas recomendações aos presentes sobre a situação da Sanidade animal no Mundo, África, Moçambique e Niassa em particular, tendo acrescentado, ainda, que a saúde dos animais depende também do contacto do homem com a natureza.
Na ocasião, o Departamento de produção animal organizou uma exposição de produtos Zootécnicos como: feno, ração feita pelos estudantes na base de milho triturado, farelo de milho, sal e soja, pele de animais, coelhos e espécies forrageiras. Posto isto, os formandos deram início as demostrações culturais que comtemplaram: dança, poisia, teatro e muito mais.
No culminar das celebrações do dia do zootecnista na FCA seguiu-se o almoço de confraternização que foi servido no campus universitário da Faculdade.
Importa referir que o Curso de Zootecnia foi criado no Brasil a 13 de Maio de 1966, e esta data tem sido comemorada a nível internacional como dia do zootecnista.
A Zootecnia é um ramo das Ciências Agrárias que visa desenvolver e aprimorar as potencialidades dos animais com a finalidade de incrementar a produção de alimentos de origem animal.