Dia mundial dos Oceanos
A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.
É neste contexto que a Repartição de Ecologia Marinha da Faculdade de Ciências Naturais (FCN) realizou no passado dia 8 do mês em curso actividade de limpeza nas praias de Wimbe e Maringanha, no âmbito da extensão, cujo objectivo residia essencialmente em consciencializar as comunidades locais e a população em geral sobre a poluição marinha. Estiveram envolvidos nesta actividade, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação da faculdade e contou igualmente com a participação de Técnicos da Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas, para além do Conselho Autárquico de Pemba.
A questão de Poluição Marinha tem sido objecto de debate de pesquisadores ao nível mundial ao logo dos últimos anos, com o intuito de encontrar estratégias para reduzir a produção de plásticos que são, na verdade, os grandes resíduos sólidos encontrados nos oceanos.
A outra actividade digna de menção consistiu na monitoria do lixo marinho, que teve a duração de 10 dias, e insere-se no Projecto Awareness and Monitoring of Marine Litter, que está sendo implementado pela Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio, em Pemba, em parceria com o Instituto de Investigação Pesqueira, Delegação de Maputo, e financiado pela Western Indian Ocean Marine Association (Wiomsa).
De realçar que as actividades inseridas no projecto serão realizadas trimestralmente em Pemba, Nacala, Ilha de Vamizi e Baía de Maputo, e terão a duração de 3 anos.