CEIL comemora Dia Mundial de Alimentos Seguros
O Centro de Estudos Interdisciplinares Lúrio (CEIL), da Universidade Lúrio, celebrou recentemente o Dia Mundial de Alimentos Seguros, no Campus Universitário de Marrere.
No evento, o Magnifico Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, sublinhou a importância do consumo de alimentos saudáveis e fez um alinhamento com o discurso do Chefe de Estado, Filipe Nyusi, aquando da entrega dos meios alocados aos camponeses no âmbito do Projecto SUSTENTA, ocasião usada pelo Chefe de Estado para desafiar a UniLúrio a encontrar meio de contribuir, com o conhecimento, nas actividades do referido projecto.
Noa assumiu o desafio, fazendo referência à possibilidade da Universidade fazer de tudo para dar o seu contributo, com o seu saber, na melhoria das actividades realizadas pelo projecto SUSTENTA.
O Director Provincial das Pescas e Águas Interiores, Tomé Nhamadinha Capece, congratulou a iniciativa da UniLúrio e debruçou-se sobre aspectos que preocupam o governo provincial, tendo dito que "as estatísticas indicam que num total de 28 milhões da população Moçambicana deveria em média consumir cerca de 20kg de peixe por ano, o que requere do governo um maior esforço" para tornar os alimentos mais acessíveis aos cidadãos.
A oradora Brígida Macaza, durante a sua apresentação, fez uma breve abordagem relacionada a produção, conservação, transporte e consumo de alimentos, sem deixar de mencionar os factores primordiais do individuo que são a Saúde e a Higiene, tendo desafiado todos actores sociais a lutar para que os alimentos estejam cada vez mais perto de todos indivíduos.
Isidro Mazuze, que se dedicou a elucidar as grandes marcas que regram o controlo de qualidade a nível nacional e internacional, disse haver um Regulamento que culminou com a criação do INAE, que tem a responsabilidade de velar pelo controlo da qualidade de produtos consumidos no país.