SSDAIP dá bolsas de estudo para mestrado e doutoramento aos jovens docentes da UniLúrio
Figura 1- Eng.ª Tanira Suandique (Faculdade de Engenharias)
É no âmbito da implementação do projecto Unilúrio: Support to Skills Development for Agriculture and Industry Project (SSDAIP), financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que a Universidade Lúrio (UniLúrio) está presentemente a aplicar um valor de aproximadamente quarenta e seis milhões de meticais, no apoio á formação avançada dos jovens que integram o seu corpo docente, num total de 12 bolsas de doutoramento e 6 bolsas de mestrado, que para já foram atribuídas, um terço das quais a mulheres.
Os candidatos de maior mérito que responderam ao criterioso processo de selecção que foi feito, agora bolseiros, preparam-se para partir para os diferentes destinos do mundo onde vão prosseguir nos seus estudos, que vão da China ao Brasil, passando também pela Europa.
Figura 2- Eng.ª Nasma Cosme (Faculdade Ciências Agrárias)
De cariz público, servindo nas três províncias do Norte, a UniLúrio desempenha um papel fundamental no incremento, produção e fornecimento de conhecimento localmente. Mas, também na formação de empreendedores altamente qualificados e profissionais com impacto directo no emprego regional e apoio ao novo cenário de desenvolvimento do país, assente na extracção de recursos minerais.
Figura 3 - Dr. Dorival Fijamo (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico)
Foram estas, entre outras questões actuais e necessárias enfrentar para o bem de todos, atentos às emergentes questões sociais e ambientais - como períodos de seca, chuvas fortes, cheias, erosão do solo, erosão costeira e ciclones – que levaram os nossos bolseiros a estabelecer as prioridades das suas pesquisas e que se esperam que sejam impactantes, tecnologias inovadoras e limpas para um desenvolvimento sustentável do nosso país. A todos eles, os nossos votos de boa sorte.