IIª Sessão Ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
Com objectivo de discutir matérias de índole académica e científica, foi realizada nesta sexta-feira (10), a IIª Sessão Ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, órgão consultivo do Conselho Universitário.
Decorrido no Campus Universitário de Marrere, sob direcção do Magnífico Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, a reunião contou com a participação dos vices-reitores para as áreas académica e administrativa, Profa. Doutora Sónia Maciel e Prof. Doutor Marcelino Lipholado respectivamente, o corpo directivo das unidades orgânicas, coordenadores dos cursos e grupo de docentes eleitos entre seus pares em representação de diferentes categorias.
Da agenda, destacou-se a criação do Centro de Estudos Culturais e Religiosos do Oceano Índico (CECROI) na Ilha de Moçambique e abertura de novos cursos, nomeadamente: Mestrados em Agronegócios e Património e Desenvolvimento pela UniLúrio Business School e Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico respectivamente e Mestrados em Saúde Pública, Gestão Farmacêutica e Licenciatura em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências de Saúde.
No acto do encerramento, Francisco Noa referiu sobre a importância da qualidade e internacionalização da UniLúrio, agradecendo a todas unidades orgânicas pelo esforço e empenho que têm empreendido, apesar das dificuldades que o país atravessa, para que a universidade seja de referência dentro e fora do país.
Salientar que a abertura dos referidos cursos, bem como, outros temas discutidos nesta sessão, irão para aprovação no órgão máximo da instituição, o Conselho Universitário, agendado para o próximo mês de Dezembro, o qual, possui, para além de membros internos da universidade, representantes do Governo Central, Governos das Provincias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, sociedade civil e entidades parceiras.
A sessão contou igualmente com com a participação dos membros das Faculdades de Engenharia e Ciências Naturais de Pemba e Faculdade de Ciências Agrárias de Wannango, via Skype.