FCN e FE em Jornadas científicas
Realizou-se, entre os dias 23 e 24 de Setembro na Sala Magna do Campus Universitário de Pemba, as X Jornadas Científicas da Faculdade de Engenharia (FE) e Faculdade de Ciências Naturais (FCN), sob lema “Aplicando as Tecnologias e Inovação para Preservar o Meio Ambiente e Promover o Bem Estar das Comunidades”.
As Jornadas Científicas tinham como objectivos estimular o espírito de pesquisa e competição na comunidade universitária; proporcionar momentos de apresentação, divulgação e reflexão científica; desenvolver valores e qualidades académicas; ajudar a reflectir sobre o desempenho académico dos estudantes e ligar o ensino à pesquisa e à extensão.
A abertura das X Jornadas Científicas foi proferida pelo Director da Faculdade de Ciências Naturais, Marcelino Caravela, que sublinhou que “o principal objectivo destas Jornadas Científicas é por um lado cumprir com a tradição e cultura académica pautada pela UniLúrio em que anualmente, demonstra-se, discute-se, reflecte-se e aperfeiçoa-se o conhecimento cientifico e por outro lado, é como o lema destas Jornadas diz, pretendemos encontrar uma plataforma comum de como é que a aplicação das tecnologias e inovações irá promover o bem estar das comunidades mediante a preservação do meio ambiente".
Caravela disse ainda que “este ano há um crescimento quantitativo e qualitativo, o volume de produção cientifica de 2018 para 2019 cresceu de 43 (21 FE e 19 FCN trabalhos) para 74 dos quais (20 trabalhos orais e 14 posters para FE) e para FCN (26 trabalhos orais e 12 posters)”.
Aquele Director mencionou também, que as áreas de interesse científico foram muito diversificadas, sendo que para a FE foram destacados temas relacionados às construções sustentáveis, tecnologias de informação, geologia e engenharias. Para FCN foi debatido sobre a Biodiversidade aquática, biodiversidade terrestre, botânica e saúde pública, mudanças climáticas e temas como o género que aparecem para as áreas transversais.
Foram, na ocasião, apresentados trabalhos por estudantes, acompanhado de debates para as ambas as Faculdades, tendo ainda havido Exposições agrícolas, artesanais e trabalhos de Engenharia elaborados por estudantes daquela Faculdade.
Para além de toda a comunidade, académica de ambas Faculdades, participaram das Jornadas, o IIP (Instituto de Investigação Pesqueira de TeTe), CEPAM (Centro de Pesquisa e Ambiente Marinho), Sociedade Civil e UCM.