FAPF e Reserva Nacional do Niassa de olhos em uma parceria
Uma equipa da Reserva Nacional do Niassa visitou a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), nos dias 30 de Setembro e 01 de Outubro, com objectivo de estabelecer uma parceira para apoiar a implementação do projecto de criação de um Centro de Desenvolvimento Comunitário, na área da Reserva Nacional do Niassa (RNN), na região do Monte Mecula, na província de Niassa.
Durante a visita, a equipa menteve um encontro com a direcção da faculdade, onde foram apresentados os termos de referência do projecto e se estabeleceram directrizes para se firmar a parceria, entre ambas partes.
Fazendo uma leitura do evento, a Dra. Franziska Steinbruch, Directora do Departamento de Conservação, Comunidade e Turismo da RNN, salientou que a infraestrutura será realizada de forma modular, sendo parte integral de aprendizagem e contará com a participação da comunidade e estudantes de arquitectura, fazendo uso e reforço dos sistemas ecológicos e boas práticas de sustentabilidade.
Por sua vez, o director substituto da FAPF, Arq. Bernardo Xavier, referiu que este projecto é uma oportunidade vantajosa para ambas partes, no processo de ensino e aprendizagem, principalmente para os estudantes e docentes que terão o privilégio de contribuir no processo de implementação, mapeamento e planeamento dos elementos chaves no local, estudos, desenhos, construção e acompanhamento.
Na ocasião, realizou-se igualmente uma palestra sobre “Assentamentos na Reserva Nacional do Niassa”, reservada a docentes e estudantes desta faculdade onde a Dra. Franziska fez uma apresentação das diversas paisagens e ecossistemas existentes bem como a situação actual da reserva e das necessidades para implementação deste projecto comunitário.
Financiado pela Wildlife Conservation Society (WCS), o Centro de Desenvolvimento Comunitário contará com espaços para aprendizagem em pequenos grupos, aulas práticas, biblioteca, ensino a distância e de lazer.