UniLúrio acolhe Jornadas de saúde da Região norte
Em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (INS) e as Direcções Provinciais de Saúde de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, a Universidade Lúrio (UniLúrio), acolheu de 14 a 15 de Novembro, as segundas Jornadas de Saúde - Região Norte, sob lema "Novas Abordagens de Promoção de Saúde para Enfrentar os Desafios da Transição Demográfica e Epidemiológica".
Chamado a abrir o evento, o Magnífico Reitor da UniLúrio, Professor Francisco Noa, reconheceu o privilégio de acolher o evento, em Marrere, numa altura em que a universidade se perspectiva para novas metas - que estão estritamente ligadas a necessidade de uma melhoria constante do ensino, introduzindo mecanismos para que a excelência seja uma actividade diária na instituição que dirige.
O Professor Noa olhou para as jornadas, não apenas como um momento para discutir sobre os diversos temas ligados a saúde, como também para propor soluções, no sentido de melhorar a vida das comunidades, ao nível do país.
Na voz do Governo, o Governador da Província da Nampula, Victor Borges, disse que as jornadas representam um momento ímpar para discutir sobre as diversas perspectivas ligadas à saúde, propondo melhorias significativas, assim como usar-se da pesquisa, da ciência como forma de introduzir novas dinâmicas as actividades de saúde.
João Leopoldo da Costa, Vice-Ministro da Saúde, fortificou o dito pelo Governador, considerando que é nas jornadas que se poderão encontrar soluções face aos diversos problemas que o país tem enfrentado, ao nível da saúde. E mais, olhou para os trabalhos apresentados como um caminho para se identificar áreas estratégicas, ao nível dos sectores de saúde, nas quais é necessário introduzir mudanças significativas - para fazer face as dificuldades.
Sónia Enosse, Directora Nacional de Pesquisa em Saúde, considerou o evento como um marco significativo, porque poderá servir de uma janela para resolução e debate de problemas ligados à saúde, como também para a melhoria, mudanças das práticas da saúde - como forma de fazer face aos desafios, ao nível da região norte, em particular.
Para Celso Belo, Director da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), tratou-se de oportunidade única fazer parte do evento porque, para além de discutir sobre a transição demográfica epidemiológica, serviu de momento rico de partilha de experiências.
"É uma forma de estimular e promover a partilha de resultados de pesquisa feitas na região norte" - explica, acrescentando que tais resultados possam trazer melhorias significativas, influências as politicas de saúde que tem sido implementadas.
Na voz de dos pesquisadores, Gabriel António disse que as Jornadas de saúde servirá para permitir que os médicos reflictam sobre suas práticas, no processo da execução de suas actividades, inserindo melhorias significativas, por exemplo, no atendimento de mulheres grávidas.
No evento, foram premiados vencedores do concurso de fotografia, lançado aquando das jornadas, sendo Amir Zemane (Nampula) e Ivo Martinho (Niassa) os destacados pelos trabalhos apresentados.
Foram, durante as jornadas, apresentados cerca de 126 trabalhos, resultantes de pesquisas, feitas ao nível da região norte, tais que incluem temas como Saúde e o Bem-Estar, incluindo doenças infecciosas, doenças não transmissíveis, nutrição, impacto de desastres naturais na saúde, determinantes sociais da saúde e sistemas de saúde.