UniLúrio arranca com os Exames de Admissão
Decorrem desde a manhã desta segunda-feira, 06 de Janeiro, os Exames de Admissão à Universidade Lúrio (UniLúrio), numa altura em que cerca de 9969 candidatos concorrem a 839 vagas, em 23 cursos de Licenciatura disponíveis na instituição, tendo em Nampula os cursos Medicina, Medicina Dentária, Farmácia, Nutrição, Optometria, Enfermagem, Psicologia Clínica, Administração e Gestão em Saúde, Contabilidade Fiscalidade e Auditoria, Economia e Gestão Empresarial, Turismo e Hotelaria, Desenvolvimento Local e Relações Internacionais, Urbanismo e Ordenamento do Território e Arquitectura e Planeamento Físico.
Para o pólo de Pemba as vagas estão distribuídas nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Informática, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Geológica e do lado de Unango (Niassa) os candidatos concorrem para Engenharia Florestal, Engenharia de Desenvolvimento Rural e Engenharia Zootécnica.
Numa breve conversa com alguns candidatos pudemos aferir que os mesmos garantem de tudo estarem a fazer parte da Universidade (UniLúrio) que consideram estratégica para seguir seus sonhos e se formarem com qualidade necessária que o país precisa.
Auage de Abreu Jamal Ribeiro, candidata ao curso de Medicina, explicou que sua veia profissional sempre esteve virada para tentar compreender e/ou estudar o corpo humano, assim como ser uma peça-chave para a resolução dos diversos problemas sociais relacionados com a fragilidade nos sistemas de saúde. Aliás, tal inclinação surge, em grande parte, da convicção de que é necessário garantir um parto seguro às mulheres, criando bases para que o seu período de gestação seja passado da melhor forma possível.
Por outro lado, Amélia Pirai e Alima Jamilo, ambas candidatas ao curso de Medicina, explicaram que seguem aquele curso por ser algo que sempre acreditaram desde a infância. É, na verdade, uma realização de um sonho que poderá representar uma conquista inédita, mas para lograrem tal intento, explicam que prepararam-se da melhor forma para fazer face a tamanha concorrência.
“Quero fazer parte das pessoas que tratam da nutrição porque na minha zona de origem verificam-se alguns focos de desnutrição, daí, o meu interesse pelo curso” - explica Carlos Júnior, candidato ao curso de Nutrição, que considera aquele um sonho de infância (ser nutricionista) apesar de gostar de Medicina.
Falando em nome da UniLúrio, o Chefe de Departamento de Admissão à Universidade, Rafael Tarcísio, disse estar tudo aposto para que os exames corram da melhor maneira, numa altura em que se espera maior fluxo na segunda-feira e quarta-feira, por serem os dias que vão decorrer os exames de Biologia e Química - que são de maior afluência de candidatos.
Importa referir que do universo dos 9969 candidatos aos Exames de Admissão, 4344 são mulheres, contra 5625 homens, sendo que grande parte destes concorrem ao curso de Medicina que regista um fluxo de 2049 candidatos.