UniLúrio ganha projecto financiado pela NUFFIC.
A UniLúrio em consórcio com a Universidade de Groningen, ganhou recentemente um projecto financiado pela NUFFIC (Dutch Organisation for Internationalisation in Education) no valor de aproximadamente 1(um) milhão de EUROS.
O projecto com o título de ‘Enhancing community and market oriented TVET programmes in agriculture in the northern region of Mozambique through an interdisciplinary evidence generating approach with focus on food and nutrition security,’ tem como objetivo de a longo prazo, contribuir para o fim da pobreza, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
Em Moçambique, o projeto é Liderado pela UniLúrio através da FCA, sendo que a UCM e os Institutos Agrários de Lichinga, Majune e Bilibiza são os nossos parceiros nacionais enquanto que a Groningen é a Líder do lado Europeu.
Entre Janeiro a Março, virão a Moçambique duas missões para dar inicio as atividades do projeto.
No entanto, a FCA e a UCM deverão estabelecer evidências interdisciplinares inovadoras a serem geradas nos três institutos agrários (Bilibilza, Majune e Lichinga), que sejam sensíveis ao gênero, baseados na comunidade e orientadas para o mercado com foco na segurança alimentar e nutricional para que a longo prazo, tenham maior impacto na promoção do crescimento da agricultura e a consequente redução da malnutrição.
Deseja-se que a médio prazo, o sistema de qualidade de educação (vocacional e ensino superior) seja de boa qualidade, relevante e acessível, mais do que se requer na educação, as parcerias entre pessoas e organizações sejam inclusivas e sustentáveis.
Os beneficiários finais serão agricultores locais e mulheres de baixo índice de subsistência, jovens e grupos marginalizados com poderes para influenciar o seu meio de subsistência adotando com efeito um sistema agrícola aprimorado e orientado para o mercado.