Docente da UniLúrio, capacita e oferece Material Visual a profissionais de Saúde de Nampula
No dia 18 de Janeiro corrente, quinze profissionais de saúde afectos no Centro de Saúde 25 de Setembro na cidade de Nampula, beneficiaram de uma formação na componente de detecção de problemas oculares em pacientes de idade compreendida entre zero aos cinco anos de idade.
Na mesma ocasião, os profissionais daquela unidade sanitária, tiveram o privilégio de receber o Oftamoscópio Archlidy, um instrumento que faz a detecção precoce de alterações visuais de forma rápida sem no entanto precisar de contacto. Nelva Sixpene, da Universidade Lúrio, UniLúrio, patrona da ação humanitária, disse que o aparelho era dedicado especialmente a pacientes menores.
“O dispositivo é de baixo custo, recarregável a energia solar, não precisa de muita manutenção e tem uma duração de cerca de cinco anos. O mesmo tem sido usado em vários países e é adaptado a realidade de cada país.” – Explicou a docente.
O material foi adquirido no âmbito do projecto de desenvolvimento universitário da UniLúrio, num financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e espera-se que se dê réplica na expansão da actividade em outras unidades sanitárias da cidade e da província.
“O aparelho é portátil e fácil de manejar. Após a formação (do último sábado), inicia o rastreio, nos departamentos de consulta pós-parto, pediatria, criança sadia, criança doente e oftalmologia, para avaliar a viabilidade e o impacto deste aparelho” – acrescentou.
Os profissionais de saúde que se beneficiaram da capacitação enalteceram a iniciativa, e prometeram melhorar a prestação de serviços ao utente, usando os aparelhos ora oferecidos.