UniLúrio e INCM de mãos dadas no uso da tecnologia digital
Durante a abertura do ano Académico a Universidade Lúrio (UniLúrio) rubricou um memorando com Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), acto que teve como momento máximo a entrega de uma biblioteca de leitura digital.
A UniLúrio foi representada, no acto, pelo Magnífico Reitor, Professor Francisco Noa, enquanto que a Autoridade Reguladora das comunicações de Moçambique foi representada por seu PCA, Prof. Doutor Eng. Américo Muchanga.
A assinatura do Memorando, que une as duas instituições, teve lugar na última sexta-feira, 06 de Março, no Campus da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), em Unango, distrito de Sanga durante a abertura do ano académico 2020.
A cooperação tem como principal objectivo o apetrechamento da Biblioteca Universitária em livros e publicações de interesse científico pedagógico, dos cursos leccionados na Universidade; Programas conjuntos de cooperação na promoção de estágios, participação de Técnicos do INCM na realização de pesquisa conjunta e na leccionação de cursos de mestrado e doutoramento em matérias da sua área de actuação; Concessão de duas vagas por ano para os Técnicos do INCM nas áreas de interesse desta e Estágios de formandos da UniLúrio na Sede e Delegações do INCM.
Na ocasião, o Magnifico Reitor disse que o memorando tem um profundo significado por que, é assinado por cima de uma actividade de um objecto concreto, que se traduz na entrega de uma sala de estudo digital, equipada com mais de dez computadores ligados à internet e diversos livros oferecidos pelo INCM à FCA, tais que vão ajudar aos docentes, estudantes e pesquisadores a continuar a investigar.
Por outro lado, o PCA da ARECOM mostrou-se satisfeito com a parceria e fez saber que o INCM está disponível em levar a cooperação a outros níveis e acredita que o desafio de formar quadros nacionais para contribuir no desenvolvimento do país deve ser um desafio mútuo.
Com assinatura do memorando, as duas instituições poderão idealizar dentre outras ações, promoção de programas conjuntos de cooperação na promoção de estágios, participação de Técnicos do INCM na realização de pesquisa conjunta e na leccionação de cursos de mestrado e doutoramento em matérias da sua área de actuação.