FCS doa máscaras às Comunidades de Marrere
A Faculdade de Ciências de Saúde em Parceria com a Comunidade Alerta, doou no passado dia 30 de Abril cerca de 500 mascaras às Parteiras comunitárias colaboradoras do Hospital Geral do Marrere e de representantes das comunidades de Natikire, Marrere, Namitatari, Nakahi, Teacane-A e B, 6° Congresso-A e Matadouro.
A cerimonia que contou com a presença do Director daquela Faculdade, Celso Belo e de outros quadros da universidade e do representante da direcção do Hospital Geral do Marrere.
Segundo Belo, Director daquela faculdade a oferta das mascaras enquadra-se na actividade daquela faculdade no que diz respeito a responsabilidade social, lembrou que a sua instituição tem no seu currículo a cadeira de saúde da comunidade.
Viemos dar a nossa contribuição (referindo-se as Máscaras) as comunidades circunvizinhas para a prevenção da pandemia de Covid-19 que assola o pais e o mundo. Este, disse que o gesto contou com a parceria da Comunidade Alerta, que sempre vem ajudando a faculdade nas suas actividades comunitárias.
Emília António, parteira comunitária da comunidade de Namuatho-B, disse estar satisfeita pelo gesto apresentado pela UniLúrio por disponibilizar as mascaras que a partir daquele momento estar protegida quando estiver a fazer trabalhos na sua comunidade na ajuda das parturientes.
Enquanto que, Alberto Rafael e Raudate Jorge Vaz, que representam as comunidades de e Natikiri e de Matadouro respectivamente, saudaram a iniciativa que ali testemunharam porque irão garantir a sua própria saúde e quando vão nas comunidades fazer a sensibilização, irão protegidos. Apelaram que iniciativas destas não parem por aqui uma vez que nas suas comunidades verificam-se focos renitência de alguns moradores alegando que lavar as mãos com os produtos oferecidos é um vector de contaminação, dai que a ajuda não basta necessitando a intervenção das autoridades policiais.