Anifo defende Tese de Doutoramento sobre TICs no ensino na UniLúrio
O funcionário da Universidade Lúrio (UniLúrio), Anifo Martinho, defendeu, no passado dia 15 de Maio, a sua Tese de Doutoramento sobre "Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de Ensino-aprendizagem na Universidade Lúrio: Um estudo de caso da Faculdade de Ciências de Saúde".
Os resultados da investigação revelam que a implantação da FCS foi acompanhada pelo apetrechamento de ferramentas tecnológicas para o processo de ensino-aprendizagem (implantação duma sala de informática, aquisição de data show, criação do site electrónico, sistemas de gestão académica - SIGUL, telefones, fax, etc). Portanto, constata-se que a principal capacitação para o uso das TIC pelos estudantes ocorre no primeiro semestre do primeiro nível, concretamente na disciplina de introdução a informática, leccionada em todos os cursos ministrados na faculdade; enquanto que os docentes beneficiam-se de formações de curta duração, facto que faz com que estes dominem apenas algumas tecnologias e não todas.
Nesta perspectiva, segundo Anifo Martinho, verifica-se que o uso das TICs na UniLúrio contribuíram bastante para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, através da facilidade na transmissão do conhecimento (uso dos data shows ou electroprojectores no contexto da sala de aulas); aquisição de informações de carácter didácticos (livros electrónicos, E-books, artigos científicos, consulta de repositórios, recursos electrónicos para pesquisa, base de dados, etc.); bem como na comunicação interna e externa, através do (site da universidade; Sistema de Gestão Académica da Universidade Lúrio (SIGUL); criação de E-mail institucional para estudantes, docentes e membros do corpo técnico administrativo; utilização de telefones fixos e móveis (Smartphones), este ultimo usado para a partilha de informações através de grupos de whatsapp dos docentes, estudantes e funcionários), entre outros.
De modo geral, acredita-se que a tese veio comprovar a importância do investimento, capitalização e uso dos recursos tecnológico pelas instituições de ensino em todos os níveis, com destaque para as IES, particularmente nesta fase da eclosão da pandemia COVID19, onde as TIC passaram a ser o principal suporte do processo de ensino-aprendizagem em quase todas as instituições de ensino superior sediadas na república de Moçambique.
Olhando para o valor acrescentado, da sua formação, no seu dia-a-dia laboral na UniLúrio, Anifo explicou que vai continuar a investir na aquisição de ferramentas tecnológicas para o processo de ensino e aprendizagem; ser actor para melhoraria das condições tecnológicas e de infraestrutura ligadas ao sinal de internet, assim como ministrar o ensino presencial paralelamente com a plataforma Moodle recentemente introduzida nas varias faculdades. A Tese que é resultado dos anos frequentando o curso de Inovação Educativa.