FCA com Melhor Apresentação no FNI - 2020
Valdemiro Pitoro, engenheiro, docente e pesquisador na Faculdade de Ciências Agrárias, FCA, da Universidade Lúrio, sagrou-se vencedor na categoria de melhor apresentação na décima segunda edição das jornadas científicas e tecnológicas de Moçambique e seminário nacional de divulgação de resultados dos projectos financiados pelo Fundo Nacional de Investigação, FNI. O evento decorreu de 28 á 30 de Outubro findo e foi organizado pelo FNI.
Para a distinção, o representante da FCA, instituição localizada em Wanangu, Niassa, levou ao evento a pesquisa que tinha como principal objectivo, identificar soluções de tratamento de efluentes de esgoto de baixo custo e reuso seguro na irrigação de culturas agrícolas.
Tendo destacado, por sua vez, a necessidade de incentivar o desenvolvimento de pesquisas com vista a identificar fontes de água alternativas, a fim de reduzir os impactos da escassez de recursos hídricos que afecta diversos sectores da sociedade e regiões do mundo, sobretudo a agricultura irrigada que é indicada como o maior usuário de água a nível mundial.
Na ocasião, o engenheiro Valdemiro Pitoro, enalteceu os benefícios do reuso de efluentes de esgoto na irrigação agrícola amplamente conhecidos, com destaque a reciclagem de nutrientes presentes nos efluentes e redução dos impactos ambientais pelo descarte ou lançamento de efluentes nos corpos de água, no entanto, para garantir um reuso seguro e sustentável é imprescindível que a implementação desta estratégia seja combinado de técnicas de tratamento e irrigação que reduzem os riscos a saúde humana, entre outras implicações que podem advir do reuso inadequado.
Uma apresentação de quase meia hora que deixou o júri boquiaberto.
E porque cada pesquisa é uma pesquisa, a experiência da melhor apresentação na décima segunda edição do FNI, tem direito de constar num capítulo do livro “Irrigação e gestão de água”, uma prestigiante obra científica nacional com previsão de sua publicação para 2021.
A consagração do engenheiro Valdemiro Pitoro, reafirma o compromisso da Faculdade de Ciências Agrárias na identificação de soluções para o desenvolvimento da agricultura moçambicana, sobretudo na região norte do país.
A feira em referência decorreu sob lema: Conhecimento Científico e Inovação na era Digital, Impulsionando o bem-estar das comunidades. (FCA)