UNILLÚRIO E OUTRAS TRÊS UNIVERSIDADES ESTABELECEM ACORDO PARA DINAMIZAÇÃO DA ACTIVIDADE CIENTÍFICA
A Universidade Lúrio e outras três universidades, uma das quais brasileira, estabeleceu nesta terça-feira (03.08.2021) um protocolo para a dinamização da actividade cientifica. O acordo de que a UniLúrio faz parte com a UniRuvuma e UniSave em Moçambique e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Brasil, foi assinado no encerramento de um curso formação de multiplicadores em práticas integrativas e complementares em saúde envolvendo docentes, investigadores e estudantes das quatro universidades parceiras. O evento vem a acontecer desde o ano passado, privilegiando sobretudo, o modelo online. Ao abrigo do acordo, prevê-se a curto trecho a realização de diversas actividades de mobilidade, dinamização da investigação científica, para além de organização de cursos de graduação e de Pós-graduação nas diversas áreas do saber. Aliás, faz parte das intenções deste acordo a criação brevemente na Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio, de um doutoramento em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
A magnifica Reitora da Universidade Lúrio, Engenheira Doutora Leda Florinda Hugo falando durante o evento virtual louvou a iniciativa e admitiu que a mesma constituía um instrumento de dinamização de acções de desenvolvimento da actividade académica, científica e técnica. Ela entende que a partir deste acordo, criam-se condições para que as quatro universidades promovam intercâmbios de docentes, técnicos e estudantes, bem como organizem conjuntamente projectos de pesquisa.
“Nesta aldeia global em que vivemos cheia de adversidade, é difícil caminhar sozinho”, disse a reitora para quem as soluções de caminhar solidário passa pela união de sinergias que permitam um desenvolvimento rápido, tangível e sustentável.