Banco Mundial dá nota positiva ao projecto de laboratórios virtuais da Universidade Lúrio
O Banco Mundial deu nota positiva à Universidade Lúrio pelos progressos alcançados na implementação técnica e financeira do projecto de laboratórios virtuais para o ensino híbrido implementado durante 2020-2021 no âmbito da COVID-19.
O Projecto executado em todas as sete faculdades da Universidade Lúrio com a coordenação da Faculdade de Ciências de Saúde consistiu na instalação de salas de assistência técnica ao ensino à distância. O projecto é descrito como que melhorou sobremaneira na qualidade e quantidade da rede da internet Wifi e Lan nas sete faculdades, para além de ter ajudado na melhoria do contacto professor e estudante, durante o tempo em que as universidades fecharam devido à COVID-19.
Alarquia Saíde, director da Faculdade de Ciências de Saúde disse no seu informe ao Banco Mundial que o projecto de laboratórios virtuais ajudou na melhoria do relacionamento entre os docentes e os meios informáticos no Processo de Ensino e Aprendizagem.
O Banco Mundial manifestou a sua satisfação com a implementação do projecto, quer nos aspectos técnicos, quer nos aspectos de prestação de contas. “ O mais importante é que se continue com o processo de capacitação rotineira dos docentes e estudantes no uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem”, disse a Dra. Ana Menezes do Banco Mundial.
A monitoria desta segunda-feira (21) do projecto laboratórios virtuais pelo Banco Mundial aconteceu em dois formatos, sendo um presencial através de visita aos laboratórios e uma reunião no formato online que serviu para fazer o balanço das actividades desenvolvidas durante a vigência do projecto.
O Projecto de laboratórios virtuais para o ensino híbrido contou com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através do Fundo de Desenvolvimento Institucional com financiamento do Projecto Mozskills financiado pelo Banco Mundial.