Arrancam obras de construção de complexo laboratorial da UniLúrio em Pemba
Secretário de Estado da Província insta à UniLúrio a privilegiar a formação técnica e profissional da juventude.
O Secretário de Estado na Província de Cabo-Delgado lançou na manhã desta sexta-feira (29), a primeira pedra para a construção de Complexo Laboratorial das Faculdade de Engenharia e Ciências Naturais no pólo de Pemba, uma infraestrutura que conta com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em mais de 79 milhões de Meticais.
O Complexo de Laboratórios contempla laboratórios de Genética, Microbiologia, Fisiologia, Química Ambiental, Herbário, Hestologia, Oficina Mecânica Completa, Laboratório de Ensaios Mecânicos, Geoquímica, Petrografica, Teste de Materiais, Redes de Computadores.
Na ocasião o Secretário de Estado na Província de Cabo-Delgado, António Njanje Taimo Supeia disse que a construção do complexo de laboratórios da Universidade Lúrio constituí um ganho para a província, pois responde aos actuais desafios de reconstrução, garantindo a reposição de infra-estruturas básicas e de serviços públicos e privados essenciais. Referiu que o complexo laboratório irá melhorar a capacidade da Universidade Lúrio para a melhoria dos programas de ensino, pesquisa e extensão, o que de certa forma poderá aumentar a preferência e competitividade dos graduados e dos serviços prestados ao público.
" Esperamos que as faculdades de Engenharia e de Ciências Naturais continuem a apostar na investigação e extensão para impulsionar o desenvolvimento e o uso sustentável de recursos", disse Supeia, desafiando a Universidade Lúrio a prestar assistência contínua à população da província de Cabo-Delgado, através da formação da juventude em áreas orientadas para formação técnica e profissional e actividades de geração de emprego e renda.
O Vice-reitor para a Área Académica da Universidade Lúrio, Fred Charles Nelson disse que a construção do complexo laboratorial se enquadra no âmbito do aumento das capacidades e o apoio ao desenvolvimento de competências na indústria e na agricultura e vai permitir a melhorias das condições de vida e do desenvolvimento local. " Este projecto vai ajudar a Universidade Lúrio a melhorar a qualidade de ensino e das comunidades, e empresas locais a terem acesso ao serviço de laboratório de última geração e serviços de laboratório certificado".