PNUD acompanha contribuições da FAPF na promoção de habitação de baixo custo
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) visitou recentemente a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), para se inteirar das contribuições da instituição na promoção de soluções na área de arquitectura e planeamento do território.
Durante a visita à FAPF, o PNUD explorou as iniciativas e projectos de produção de materiais alternativos para a construção, com destaque para o bloco ecológico.
Para além de visitar o Laboratório de Mapeamento e Documentação Digital, onde foram observados equipamentos de produção do bloco, equipamentos de análise e de construção, a equipa da FAPF e do PNUD deslocaram-se para o Bairro de Reassentamento de Corrane, no distrito de Meconta, com o objectivo de visitar as casas das populações reassentadas.
De salientar que a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da UniLúrio participou na equipa multi-institucional que projectou o protótipo das casas do Bairro de Reassentamento de Corrane.
Na sua intervenção, o Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Fisco, Arqto. Bernardo Xavier, para além de apresentar a instituição, referiu-se de diversas actividades que realiza a instituição que dirige, no capítulo da formação nas área de arquitectura, bem como apoio técnico às cidades, vilas, distritos e as populações em iniciativas e projectos na nas áreas de actuação da Faculdade.
Esta foi a primeira vez que aquela das Nações Unidas tem por obrigação promover o desenvolvimento e a pobreza no mundo visitando a Faculdade de Arquitetura e Planejamento Físico da Universidade Lúrio, enquadrando-se no âmbito do estudo de erradicação de alternativas para a elaboração e implementação do projecto-piloto da habitação rural que responde às mudanças climáticas, para a população anteriormente deslocada devido ao conflito armado em Cabo Delgado e, actualmente, em processo de regresso nas zonas de origem.