Debate sobre agricultura abre o ano lectivo na FCA
A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Lúrio (UniLúrio) abriu, no passado dia 23 de Março, o ano lectivo, através da aula inaugural subordinada ao tema "Os desafios para o desenvolvimento da agricultura em Moçambique e o papel dos jovens graduados nessa área", que teve como orador o Professor Catedrático João Mosca.
Fazendo uma leitura da aula inaugural, o Vice-Reitor Administrativo da UniLúrio, Prof. Doutor Marcelino Liphola, enaltece a valiosa experiência do Professor João Mosca e acredita que ela será, sem dúvidas, um elemento chave para impulsionar o debate sobre a área em que o tema da abertura se insere.
Ademais, Liphola afirma que é tendo a oportunidade de "beber" do conhecimento de Mosca que se podem adquirir bases para dinamizar e fortificar o ensino no seio da UniLúrio.
Falando em torno da agricultura, João Mosca começa por encorajar os estudantes a saber dar passos subsequentes a graduação, e explica aos graduados, que a humildade e o respeito pelos outros são chaves bastante valiosas para continuar a aprender, porque permitem “saber ser e estar na sociedade”.
No tema em alusão, Mosca destaca a pesquisa como peça importantíssima para a obtenção de bons resultados na agricultura.
É facto de dizer que o debate sobre agricultura, no seio da academia, deve passar necessariamente pela pesquisa, estudando técnicas que permitam desenvolver a agricultura em todos os âmbitos.