Docente da FCN troca de experiência com a Conservation Nature Foundation
A Mestre Gélica Inteca, docente e pesquisadora da Faculdade de Ciências Naturais (FCN), participou no programa de troca de experiência no Conservation Nature Foundation (CNF), na Índia. O programa foi financiado pela Fauna&Flora.Org, através do Conservation Leader Program.
A realização dO progrma é resultado do projecto de pesquisa sobre Dugongos realizado no Parque Nacional das Quirimbas entre os anos 2016-2017. O projecto de pesquisa tinha como objectivo principal reunir evidências científicas da presença de dugongos no PNQ. A pesquisa foi realizada utilizando equipamentos para monitoria acústica passiva debaixo de água. Os principais resultados do projeto foram 201 dias de gravações feitas em sete locais do PNQ. Os resultados não mostraram evidência comprovada de presença de dugongos na área monitorada (segundo as analises feitas usando softwares indicados para analises acusticas), no entanto, os sons gravados não podiam ser atribuídos a dugongos, por outro lado a equipe de pesquisa ainda não tinha um repertório conhecido de vocalizações de Dugongos para uma comparação. A equipe decidiu solicitar a o financiamento do CLP para permitir que um membro da equipe (Gélica Inteca) fosse a Índia para uma troca de experiência na Nature Conservation Foundation (NCF), onde a pesquisa sobre Dugongo usando monitoria acústica está em andamento.
O programa de troca de experiência no CNF tinha como principais objectivos: Fazer gravações em diferentes habitats conhecidas como áreas de alimentação dos Dugongos, para futura comparação com as gravações feitas no PNQ; Conhecer os principais habitats e tipos de ervas marinhas que os Dugongs usam para alimentação; aprender diferentes tecnicas usadas para monitoria de dugongos e outros animais marinhos; aprender sobre as estratégias de conservação levadas a cabo pelo CNF.
Durante a estadia na India a docente da FCN, visitou a Port Blair (a capital das ilhas Andaman e Nicobar) e Ilha de Neil para ver os habitats dos dugongos durante a maré baixa. Nestas áreas, foi possível ver Halodule sp. que é considerado alimento do dugongo. Também foi possivel observar trilhos de alimentação de Dugongos nessas áreas; Snorkel ao redor da Ilha Neil, com o objetivo de observar dugongos e outras áreas de alimentação com predominancia das ervas marinha Thalassia hemprichii; pôde fazer a gravação de sons em quatro áreas onde foi possível gravar os sons de dugongos em dois desses locais, o que correspondia a dois indivíduos. Tais gravações serão usadas como comparação com gravações de Moçambique para tentar e possivelmente estabelecer a presença de dugongos no PNQ. A docente visitou ainda o escritório da NCF em Mysore onde foi possivel se interirar sobre outros programas e projectos realizados pela NCF.
Para a Mestre “Gélica Inteca” a participação neste programa é mais uma contribuição para a Internacionalização da Universidade Lúrio, em particular a Faculdade de Ciencias Naturais, bem como aumento e melhoria do conhecimento na área de pesquisa e conservação dos habitats e animais marinhos.