FCA comemora dia Internacional das florestas
A Faculdade de ciências Agrárias (FCA) comemorou a passagem do dia internacional das florestas, celebrado a 21 de Março, com o Lema: “Florestas e educação”, realizando actividades de plantio de mudas de Chanfuta, Pinheiro, Goiabeiras, limoeiros e acácias, na escola Primária completa de Canjamba, no posto administrativo de Lucimbesse, localidade de Canjamba.
O evento contou com a presença dos membros da Direcção da Faculdade, Docentes, Estudantes, representantes do Governo do Distrito de Sanga, representantes da escola e seus alunos, chefes do posto e da localidade, assim como líderestradicionais.
Algumas mudas (fruteiras e acácias) foram plantadas no pátio da escola enquanto outras, como Chanfuta e Pinheiro num campo florestal, foram plantadas numa área de aproximadamente 0.5hectares.
O objectivo da actividade foi de consciencializar os alunos sobre a importância de todos os tipos de florestas e árvores para o nosso bem-estar econômico, social, ambiental e cultural. A mesma acção veio para responder a missão da FCA que é de educar e formar uma nova geração de Profissionais competentes, comprometidos com o desenvolvimento, ciência e bem-estar das comunidades locais.
Para colorir o dia, foi organizado uma palestra (no campus de Unango) cujo tema foi “Os desafios do Sector Florestal em Moçambique: Um olhar para o futuro” que teve como orador o Director do curso de Licenciatura em Engenharia Florestal (MSc. Merlindo Jacinto Manjate). Discursando por ocasião do dia, o Director da Faculdade de Ciências Agrárias (MSc. Leonid Carlos Moisés), falou sobre a importância das florestas para a humanidade e também, desafiou os estudantes do curso de engenharia florestal a estarem na dianteira na solução do desmatamento que enferma as comunidades circunvizinhas da cidadela da paz. Por fim, pediu aos estudantes e docentesque continuassem com iniciativas de género.