UniLúrio capacita Técnicos da Planificação
Decorre a partir desta segunda-feira, 15 de Abril, no Campus de Marrere, uma capacitação aos técnicos afectos na área de planificação, das faculdades, ao nível de todos os pólos.
Chamado a dar breves notas, o Vice – Reitor Administrativo, da Universidade Lúrio (UniLúrio), Professor Marcelino Liphola, começou dizendo que “para melhor planificar, temos que reflectir sobre o que cada sector deve fazer”. Tal comentário surge para fundamentar o pensamento, segundo o qual todos os indivíduos deviam planificar suas actividades, como forma de aprimorar o trabalho realizado.
“Não podemos evitar falar dos desafios/problemas, porque só assim que vamos encontrar soluções” – explicou, com objectivo de motivar, desafiando aos participantes a olharem com mais atenção nos problemas e/ou desafios que possam enfrentar, para melhor encontrar uma solução.
Liphola avança que a expectativa do encontro está virada em enriquecer mais os funcionários com habilidades adicionais, para o exercício eficaz das suas actividades. E mais, aquele, é segundo o Vice – Reitor “um momento soberano para encontrar soluções/resultados benéficos para a instituição”.
Com a formação, a UniLúrio pretende, segundo José Jaime Jemusse, Director do Gabinete de Planificação, desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que permitam aos técnicos interpretar os princípios que regem o processo de planificação e compreender o papel do sector na universidade.
Indo mais a fundo, Jemusse explica que, do encontro, espera-se que os participantes sejam capazes de enunciar o quadro conceptual básico de planificação e orçamentação, aplicar os princípios e instrumentos de planificação aprovados pelo Ministério da Economia e Finanças e pela universidade, relacionar as diversas fases que consubstanciam o ciclo de planificação na UniLúrio e no país, assim como relacionar o processo de planificação com o de monitorização e avaliação.
A terminar amanhã, dia 16, a capacitação, de entre outros pontos, vai destacar temas como elaboração de Plano Anual de Actividades e Orçamento, Anuário Estatístico, Monitoria dos Planos e Planificação Estratégica.