Assinado Protocolo de Amizade Ilha de Moçambique – Campobasso
Uma delegação de Moçambique, que se encontrava na Itália, assinou no passado dia 17 de Abril um Protocolo de Amizade com o Conselho Municipal de Campobasso, que, de entre vários factores, poderá ajudar a impulsionar o Turismo em Moçambique, mais particularmente na Ilha de Moçambique.
O Protocolo, fundamentado no facto de as duas realidades compartilharem a importância histórica, aliado uma visão de um futuro feito de turismo e cultura, traz na sua génese o inicio de relações mais aprofundadas, que poderão dinamizar o crescimento acelerado da Ilha de Moçambique, numa altura em que a UniLúrio tem se projectado naquela parcela do país, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, (FCSH).
É um Protocoloque vai possibilitar a criação e/ou fortificação da conexão existente entre as duas realidades, através de um projecto de gemelagem,no desenho conjunto de projectos estratégicos. Ademais, tendo em conta a transformação notável de Compobasso - para se tornar uma sociedade mais multicultural, a Ilha de Moçambique, tendo mais experiência em integração, poderá servir de exemplo para transferir conhecimento e experiência para aquele município que se localiza na Itália.
Representantes da Administração Municipal de Compobasso e da delegação moçambicana mostraram-se entusiasmados pela porta que se abre e que certamente poderá ditar um futuro mais frutífero para ambos lados.
A delegação moçambicana, da qual fez parte o Reitor da Universidade Lúrio, Francisco Noa,era composta por:Gisela Dirce Lobo Matavele, Directora Geral, proprietária da VillaSands na Ilha de Moçambique,. Simone Santi, Presidente da Câmara de Comércio Italiana para Moçambique, Moreira Chonguiça, gestor da MORE Promotions LDA e Embaixador da Cultura para Moçambique, Alexandre António, Director-adjunto da Direcção do Património Cultural Nacional da DNPC, Nuno Miguel Xavier Fortes, do INATUR (Instituto Nacional de Turismo) e Gisela Helena Malauene, Chefe do Departamento de Destinos Turísticos.