Exposição "Futuros Presidentes" chega à Nampula
O Magnífico Reitor da Universidade Lúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, participou, no passado dia 18 de Maio, da abertura da exposição fotográfica intitulada "Futuros Presidentes", uma iniciativa da Helpo - Moçambique.
Trata-se de uma exposição fotográfica de Luís Mileu e de Ricardo Henriques, com 20 imagens, acompanhadas de textos que descrevem o dia-a-dia de crianças das províncias de Nampula e Cabo Delgado, as quais vivem em situações de vulnerabilidade, mas sonham com um futuro melhor.
Carlos de Almeida, Director da Helpo, acredita que os sonhos de uma criança podem mudar o rumo de uma nação. “Moçambique é um país jovem, só com sonhos e com muita luta. Conseguiu dar passos em frente e hoje em dia temos muitos exemplos" - Explica, acrescentando que "Sua Excelência, o senhor Governador, e o Magnifico Reitor, que eu saiba, enquanto crianças enfrentaram muitas dificuldades e, só, graças a muito trabalho, muita luta e, sobretudo, muitos sonhos, conseguiram chegar a posições de destaque, não só na sociedade moçambicana, mas a nível internacional”.
Francisco Noa, Reitor da Universidade Lúrio, entende que a exposição, “Futuros Presidentes”, seja uma metáfora e explica: “A ideia aqui, são futuros vencedores. O que o país precisa, a todos os níveis, é de futuros vencedores, porque se cada um de nós for vencedor, o país também será vencedor".
Joelma Borges, esposa do governador de Nampula, disse que é chegada a hora de todas as forças vivas, com destaque para a família, trabalharem para os sonhos das crianças.
“A família é a base de qualquer pessoa, seja ela qual for; o homem que não tem uma família estruturada não é nada” – conclui.
Sérgio Neves, um dos futuros presidentes da exposição, fala do seu dia-a-dia: “tenho 20 anos de idade e moro em Micolene, Namialo. O meu sonho é ser um artista plástico, o futuro Malangatana… tenho sonhado desde criança”. Questionado se tinha alguma noção sobre pintura, respondeu dizendo que “tenho algumas esculturas e barbarias que tenho estado a pintar” – salientou.
A exposição foi aberta pelo Governador da Província de Nampula e tem a duração de um mês.