UBS organiza debate sobre empreendedorismo
Pensamento "fora da caixa" é mencionado como um dos grandes elementos para qualquer indivíduo saber empreender. Mas mais do que isso, é preciso ser ousado, criativo e saber identificar oportunidades, ombrear com as dificuldades para realizar um sonho. Esses são alguns pontos destacados na palestra sobre empreendedorismo, organizada pela UniLúrio Business School, na última sexta-feira, 17 de Maio, no Campus Universitário de Marrere.
Num ambiente em que a criação de redes de negócios foi o tópico mais mencionado, dando boas vindas a convidada, o Director da UniLurio Business School (UBS), Fidel Matias Bilika, começou dizendo o quão importante o evento era, para a imagem que se pretende dar àquela faculdade que dirige, pois, é um caminho que certamente vai permitir que os estudantes estejam cada vez mais ligados com o mercado, adquirindo conhecimentos práticos.
"Convidados a Tatiana Teixeira, olhando para as nossas actividades de carácter pedagógico, como forma de fazer a transferência de conhecimento e experiência, para transmitir aos jovens estudantes a ideia da promoção do auto emprego" - Explica.
Chamada a falar em volta do tema da palestra, "Todos podemos empreender", Tatiana Teixeira, Co-gestora da IDEA LAB, sedeada em Maputo, ter vindo para partilhar a sua experiencia e incutiu nos estudantes a autoconfiança, determinação, despertando que é sim possível superar as dificuldades, que é possível empreender, pois há espaço para a aplicação de ideias inovadoras, desde que cada um se dedique no que pretende alcançar.
Tatiana acredita que em um mundo de negocio é preciso transformar as dificuldades em oportunidades.
"Não estou a dizer que é fácil. Mas estou a dizer que sempre queremos começar um negocio a pensar em grandes infra-estruturas, mas esquecemos que é preciso trabalhar para criar tais oportunidades" - esclarece, acrescentando que "empreendedores abem horizontes, não fecham".
A Co-gestora da IDEA LAB vai mais longe e explica que o empreendedor precisa evitar falhas a todo custo, pensar fora da caixa como forma de aproveitar e aprender com as voltas que a vida dá. Para tal, é também preciso compreender que falhar é [também]aprender. Aliás, a oradora explica que "empreender é saber lidar com o imprevisível".
"Empreender é muito mais do que ganhar dinheiro; é fazer o que amas" - Remata.
Chamado a dar um testemunho, Nilton Arão, Arquitecto e empresário, ex-estudante da Universidade Lúrio, desafiou aos presentes a sonhar e acreditar no seu sonho e ser persistente, investir no seu potencial, como meio de atingir as metas definidas.
Por outro lado, a estudante do terceiro ano do Curso de "Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria", Miquelina Tocota, mostrou-se vislumbrada com o evento, porque "aprendi que é possível empreender em tudo, usar do nosso talento para ver novas oportunidades".