Docente da UBS visita Kenyatta University e United States International University – Africa
O Docente da UniLúrio Business School (UBS), Noroay Rapissone, visitou recentemente Nairobi, com objectivo de estabelecer intercâmbio académico com a Kenyatta University e United States International University - Africa.
A visita tinha como objectivo estabelecer um intercâmbio para adquirir conhecimentos e experiência prática em uso de tecnologias, junto das instituições ligadas ao agro-negócio, desde a distribuição dos insumos agrícolas, até ao fornecimento dos produtos agrícolas, introdução de novas estratégias de marketing para o desenvolvimento do negócio, pesquisa de mercado das pequenas e medias empresas agrícolas, e metodologia para incluir estudantes em programas de estágios através de ideias inovadoras para expandir os seus próprios negócios e torná-los autossustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor.
Noroay Rapissone disse que "as minhas maiores conquistas foram além de manter contacto directo com os principais actores do agro-negócio do Quénia (Twiga e TruTrade), e instituições de ensino superior que usam as incubadoras de negócios para tornar os estudantes auto-empregados como a Chandaria Business Innovation & Incubation Centre da Kenyatta University e United States International University - Africa".
Indo mais ao fundo, Rapissone explica que, durante a sua visita àquelas universidades, teve a oportunidade de trocar experiências olhando para uma abordagem comercial para a agricultura, em toda a sua cadeia, desde a distribuição de insumos, até aos productos agrícolas, usando as tecnologias de informação e comunicação para localização dos clientes, assim como meio/ canal de pagamento.
De referir que a UBS está vocacionada no ensino e dispõe de uma incubadora de negócios. Em parceria com a INOVA, a UBS poderá criar novos pequenos actores de agro-negócio, abranger todos os envolvidos na cadeira através de treinamento, simulação e difusão de marketing específico, envolvendo os seus estudantes em campo de estágio e, deste modo, garantir a implementação das técnicas e experiências adquiridas em Nairobi, Quénia.