CECROI participa no Workshop “Ilha de Moçambique – Thinking Oceanically”
O Centro de Estudos Culturais e Religiosos do Oceano Índico – CECROI, participou num Workshop subordinado ao tema: Ilha de Moçambique – Thinking Oceanically, ou simplesmente, Pensando a partir do Oceano. O evento teve lugar de 12 a 14 de Junho do ano em curso na Ilha de Moçambique.
O workshop visava centrar o pensamento na Ilha de Moçambique e, ao mesmo tempo, colocar questões mais amplas do Sul global e oceânico. Pretendia, neste caso, gerar debates comparativos entre diferentes ilhas e oceanos, entre o mar e a terra, entre cultura material e novos materialismos. O CECROI participou no evento apresentando uma reflexão com o tema: The Underwater Heritage: (re) building history, promoting tourism.
De acordo com Pedrito Cambrão, Director do CECROI, pensar “oceanicamente” é pensar sobre o passado, o presente e o futuro da Ilha de Moçambique, num contexto em que o mundo está preocupado com a conservação da biodiversidade. O tema proposto pelo CECROI tinha como objectivo reflectir sobre a importância do património arqueológico subaquático na (re)construção da história do comércio transoceânico no oceano índico e na promoção do turismo na Ilha de Moçambique.
CECROI é um Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), UniLúrio, vocacionado à investigação e pesquisa na área das ciências sociais, em particular, sobre assuntos culturais e religiosos das regiões banhadas pelo Oceano Índico.