UniLúrio ocupa uma das vice-presidências da AULP
O Magnífico Reitor, Professor Francisco Noa, visitou recentemente Instituições do Ensino Superior de Portugal e Espanha, aquando da sua deslocação a Lisboa, para participar na XXIX Reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e no Conselho de Administração, onde a Universidade Lúrio (UniLúrio) ocupa, desde 2015, uma das vice-presidências.
Além de apresentar uma comunicação sobre os impactos das novas tecnologias na sociedade em geral, o Magnífico Reitor interagiu com dirigentes de Instituições do Ensino Superior, dos diferentes países de língua portuguesa.
Visita a USC
Na Universidade de Santiago de Compostela (USC), o Professor manteve um encontro com um grupo de pesquisadores que trabalha na área do turismo e da cultura, tendo ainda se reunido com o Reitor da Universidade, Professor António López Díaz, com quem formalmente assinou um Memorando de Entendimento que vai permitir uma ligação, ainda mais forte, com a UniLúrio.
Olhando para o facto de a USC ser um Património Mundial da Humanidade, ficou acordado que uma das primeiras actividades, resultantes da parceria, seria uma interacção com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), que será efectivada através do envio, numa primeira fase, de um especialista em conservação patrimonial e um técnico, para fazer um levantamento das necessidades de restauração da Fortaleza São Sebastião e outros patrimónios a serem seleccionados.
No âmbito da visita, Francisco Noa manteve, ainda, um encontro estratégico com a Vereadora Municipal da Área da Cultura que mostrou-se encantada e interessada em participar no projecto.
Visita à Universidade de Alicante
Em forma de Tour, no primeiro dia, o Magnífico Reitor visitou dois parques naturais, sob gestão científica da Universidade de Alicante. A visita foi seguida de encontros com a Faculdade de Ciências, representada pelo respectivo Director, Professor Luís Gras, com os chefes de departamento e coordenadores dos cursos de Optometria e Óptica, Biologia e Geologia.
"Fiz uma visita guiada aos muito bem apetrechados laboratórios e clínica de optometria e óptica. Tive também um encontro com a Coordenadora dos Doutoramentos da Universidade" - informou o Reitor.
Depois das visitas feitas ao Centro de Ciências do Mar, no Campus Universitário, assim como ao Museu da Universidade, biblioteca, laboratórios, salas de conferências e refeitórios, o Professor Noa foi recebido pelo Reitor daquela instituição, Professor Manuel Palomar Sanz, com quem formalizou o Memorando de Entendimento.
Além do alargamento do âmbito da cooperação que, além das acima áreas referidas, pode incluir arquitectura e turismo, entre outras, ficou acordado que para cada área identificada virão especialistas da Alicante, que permanecerão na UniLúrio entre três a quatro semanas, para apoio à pesquisa e leccionação, levantamento de necessidades técnicas e de equipamentos, mobilidade académica, etc.
Visita ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
Da visita efectuada ao IPB, o Magnífico Reitor manteve laços no sentido de materializar acções conjuntas, algumas já em curso, nas áreas de agricultura, engenharias, inteligência artificial, tecnologia alimentar, comunicação e artes.