FNI financia capacitação de docentes da UniLúrio nas universidades Sul-Africanas
No âmbito do Projecto Barcoding of Aquatic Biodiversity of Southern-East Africa, projecto trilateral (Moçambique – África do sul – Zâmbia) financiado pelo FNI, a Dra. Graça Jaime, em representação da Universidade Lúrio, participou em dois treinamentos nas universidades da África do Sul, de 23 de Julho a 01 de Agosto corrente.
O treinamento teve como foco a Identificação Taxonómica de Peixes de água doce no Instituto Sul Africano de Biodiversidade Aquática (SAIAB) e Técnicas de extração e sequenciamento de ADN na Universidade KwaZulu Natal, que teve lugar nas cidades de Grahamstown e Westville – Durban.
As formações tinham por objectivo a uniformização das técnicas de amostragem e o aumento da capacidade de identificação da pouco conhecida ictiofauna dulçaquícola de Moçambique.
No SAIAB o treinamento foi orientado pelo Dr. Albert Chakona, especialista em peixes de água doce, e teve a participação do Prof. Paul Skelton, autor do único livro detalhado de identificação taxonómica de peixes de água doce do Sul de África.
Na Universidade KwaZulu Natal, o treinamento foi orientado pelo Prof. Peter Teske, investigador do Ecological Genomics & Wildlife Conservation da Universidade de Johannesburg, parceira do Projecto.
Graça Jaime considera os dois treinamentos uma experiência única e de grande utilidade para a universidade não só pelo aumento de áreas de colaboração entre a UniLúrio – FCN e o SAIAB, como também pela oportunidade de fazer a planificação das próximas actividades do Projecto.