FCS reúne-se com parceiros no âmbito da "Comunidade Alerta"
No âmbito do projecto "Comunidade Alerta para um Hospital em Prontidão", a Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), da Universidade Lúrio, realizou, na última sexta-feira, 06 de Setembro, um encontro virado à monitoria e avaliação das actividades que vem sendo executadas nos últimos tempos.
Falando no evento, o Director da FCS, Celso Belo, disse que o evento justifica-se pela necessidade de se partilhar avanços, assim como constrangimentos enfrentados, de modo a "construirmos em conjunto estratégias que causem impacto na saúde das gestantes e recém-nascidos, ao nível da província de Nampula".
Por outro lado, Jaibo Mucufo, Coordenador comunitário do projecto, explica que trata-se de uma actividade semestral, envolvendo os principais actores, com enfoque nos representantes das comunidades, comités da saúde (que ajudamos a revitalizar e outros na sua criação), comité de co-gestão do Hospital de Marrere, entre outros, no sentido de mobilizar as mulheres a aderirem as consultas pré-natais e o parto institucional.
"Nos juntamos para apresentar o que fizemos e ouvir, dos diferentes actores, sugestões para melhorar o nosso trabalho" - Explica.
Participaram no encontro representantes do Hospital Geral de Marrere, Direcção Provincial da Saúde, DPEDH, Rádios comunitárias, Escola Secundária de Marrere-Polivalente, Escola Secundária de Natikiri, Escola Primária de Teacane, parteiras tradicionais, motoristas de moto-ambulâncias, H2N, comunidades locais, entre outros actores envolvidos.